segunda-feira, 24 de março de 2014

REJU no Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa


Durante os dias 18 a 19, em Brasília, DF, a REJU, ocorreu a nomeação e reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) dos 20 membros titulares e suplentes. A REJU foi representada por Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul), membro suplente.
A reunião pautou as Ações Programáticas do PNDH-3 (terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos), partilhou e refletiu sobre o panorama da diversidade religiosa no Brasil na perspectiva dos Direitos Humanos, conforme o contexto de incidência dos integrantes.
Além disto foram enaltecidos os principais desafios deste espaço político, constantes na portaria nº 18, de 20 de janeiro de 2014 que intui: promover o reconhecimento da diversidade religiosa do país e defender o direito à liberdade de crença e convicção; auxiliar e propor iniciativas, ações e políticas de enfrentamento à intolerância por motivo de crença ou convicção; contribuir no estabelecimento de estratégias de respeito à diversidade e à liberdade religiosa e do direito de não ter religião, da laicidade do estado e do enfrentamento à intolerância religiosa.

O Comitê conta com reconhecidas pessoas do movimento ecumênico no Brasil, como Romi Bencke (CONIC/ FEACT Brasil) e André Musskopf (Núcleo de Gênero, EST /IECLB). Destaca-se a diversidade dos seus integrantes, formado por pessoas de atuações do campo não só religioso, como, também, estudiosos, formadores, gestores políticos e representações variadas de segmentos religiosos que já possuem em sua caminhada a experiência do diálogo e respeito.


Edoarda S. Scherer

Saiba mais: publicação no Diário Oficial da União (31 de janeiro de 2014) – Imprensa Nacional: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jspjornal=1&pagina=3&data=31%2F01%2F2014

REJU estará representada na primeira reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa/SDH/PR


Nos próximos dias 18 a 19, em Brasília, DF a REJU, através de Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul) participa da composição de 20 integrantes, entre titulares e suplentes, na reunião Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). 
Dentre os objetivos se planeja, neste primeiro encontro, tratar do papel da religião na sociedade na perspectiva dos Direitos Humanos e das Ações Programáticas do PNDH-3 (terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos). 
Além da representação da REJU, o espaço conta com reconheidas pessoas do movimento ecumênico no Brasil, como Romi Bencke (CONIC/ FEACT Brasil) e André Musskopf (Núcleo de Gênero, EST /IECLB).

Foto: cerimônia de instalação do Comitê (20/01/2014). SDH/ PR

Edoarda S. Scherer

REJU-RS participa do seminário "Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS"


Na quarta-feira (12) ocorreu em Porto Alegre (RS)  o seminário "Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS", promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa. 
Durante a tarde, o painel "Laicidade do Estado", abordado pelo Juiz de Direito e antropólogo social, Roberto Arriada Lorea, resgatou a relação histórica do Estado com as Instituições religiosas, apontando desafios que ainda persistem para a promoção de um Estado Laico. 
Na sequência, a discussão proposta foi o painel "Ensino Religioso nas Escolas", oportunidade em que o professor de História da UFRGS, Francisco Marshall, alertou sobre os equívocos da disciplina no currículo das Escolas que possuem um grande viés dogmático ou mesmo limitador da diversidade. Considerou que as religiões devam ser abordadas a partir de um olhar antropológico e histórico. 
Na noite, contou-se com a abordagem do teólogo e filósofo, Leonardo Boff, que expôs o potencial do diálogo entre as religiões, sejam como forças destrutivas (conflitos e guerras), quanto às promotoras da paz. 
Quando questionado a cerca da juventude, Boff mencionou que, infelizmente, o jovem é vítima de um meio consumista, midiático e destrutivo. Permanece a provocação de romper com tais propostas pautando alternativas que promovam a dignidade. 
Contou-se com a presença de parceiros da caminhada Ecumênica, como André Kosloski (Reju Sul, PPL – IECLB), Rodolfo Fuchs (Pres. Juventude Luterana IECLB), Henrique Arnold (IECLB), Mateus Lesina (SJDH/RS), e Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul).

Edoarda Scherer