quinta-feira, 31 de julho de 2014

A REJU RS terá nova facilitação regional

Após o período de indicações, diálogos e compreensão das peculiaridades regionais a Rede Ecumênica da Juventude do Rio Grande do Sul (REJU RS) escolheu a sua nova facilitação regional. Em consenso foi aprovada a escolha de dois jovens integrantes da REJU Sul, André Kosloski e Inauã Weirich Ribeiro, que aceitaram o desafio.

A facilitação regional era realizada por Edoarda S. Scherer, que assume a facilitação nacional, o que acontecerá em agosto de 2014. Bons desafios acompanham a nova escolha, nas quais as demandas serão exercidas de maneira conjunta entre os nov@s facilitadores:

                André Kosloski, estudante da Faculdades EST, 23 anos, é natural de Marechal Cândido Rondon – PR, atualmente reside em São Leopoldo – RS. Iniciou a caminha de lutas sociais, políticas e ecumênicas na coordenação do Centro Acadêmico Dr. Ernesto Schlieper (CADES) do curso do bacharelado em teologia da Faculdades EST. Luterano e militante da Pastoral Popular Luterana (PPL). Articulador e participante da Rede Ecumênica da Juventude (REJU-Sul) e da Federação Universal dos Movimentos de Estudantes Cristãos (FUMEC-ALC). Além das lutas nos movimentos ecumênicos e nos espaços acadêmicos, participa dos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), além de inserção na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Desde 2010 teve participação no Mutirão Ecumênico - SULÃO. Atualmente é estagiário do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).
Inauã Weirich Ribeiro, 21 anos, não possui vinculação religiosa, reside na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul. Iniciou a sua caminhada na Pastoral Universitária Ecumênica (PASUNE) em 2011, enquanto iniciava no Curso de História do Centro Universitário UNIVATES. No mesmo ano, passou a integrar a Comissão de Comunicação da REJU definida na Conferência da Juventude Ecumênica. Ajudou na articulação da REJU Sul participando e auxiliando nas ações regionais e nacionais. Auxilia desde 2012, junto aos contatos, no Brasil, da FUMEC-ALC, na consolidação do MEC Brasil (Movimento Estudantil Cristão no Brasil). É bolsista de iniciação científica pela FAPERGS na Univates integrando a pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil, coordenada pelo professor Dr. Rogério Schuck. Tem interesse pelo debate de gênero e ainda integra a comissão de organização do Fórum de Economia Solidária do Vale do Taquari (FESVAT).


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você faz parte dessa rede! Processo de escolha da nova facilitação regional da REJU-RS


Participe: https://docs.google.com/forms/d/1UJuSuTd-nd7-1OyV3VipG3UbHXYjrTxYFwqYjJlyk/viewform

A partir da dinâmica da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), construída por um tripé ecumênico: unidade intrarreligiosa, unidade inter-religiosa e unidade na luta pela justiça; pela horizontalidade, com foco na participação pessoal, para além da representação institucional, a REJU RS, abre o processo de mudança da facilitação regional, após três anos da indicação da integrante Edoarda S. Scherer, que assume em agosto a facilitação Nacional.

A REJU RS é construída de maneira conjunta, com os sonhos e a coragem de cada pessoa que a vivencia. Articulada no Estado a partir de 2007, proposta na I Jornada Ecumênica Sul, em Joinville- SC, a REJU RS articula-se com mobilizações locais, de juventude de distintas experiências de fé e centros acadêmicos, promovendo o diálogo em diferentes esferas, sociais, políticas e religiosas, fortalecendo e partilhando experiências para a garantia dos direitos das juventudes. Além disto, contribuí com a REJU Sul, junto a articulação dos estados do PR e SC participando de mobilizações regionais e nacionais do próprio movimento ecumênico.

Este processo contempla quatro momentos:
1º a composição de um Grupo de Trabalho para acompanhar e encaminhar o processo, definido a partir de referências e lideranças atuais da REJU RS. O GT tem a tarefa de acolher as sugestões enviadas pel@s integrantes da rede, bem como de colaborar na transição e em outros encaminhamentos do processo de escolha da nova facilitação nacional;

2º o lançamento do processo de indicação. Para isto, foram elaborados critérios que orientaram a escolha;

3º escolha d@s facilitador@s, que se dará por consenso no Grupo de Trabalho, a partir das indicações e da análise da caminhada da rede e do perfil esperado;

4º a transição para a nova facilitação regional.

Qual o cronograma?
a) 14/07 a 28/07: indicações dos nomes para os novos facilitadores regionais;
b) Julho/Agosto: escolha e transição da nova facilitação;
c) Agosto de 2014: posse da nova facilitação regional .

Quem compõe o Grupo de Trabalho? 

Integrantes da REJU Sul - RS: Karen D. Pires; Emanuele S. Scherer; Gustavo Trapp; Jaiane Seulim Kroth  e Edoarda S. Scherer.

Como ocorrerá a indicação?

Atendendo a realidade da regional do RS, poderá ser escolhido duas referências para assumir o trabalho da REJU RS. Assim, cada participante da REJU RS pode indicar, a partir dos critérios apresentados, duas pessoas integrantes da rede (REJU RS) para a nova facilitação regional. Após o recebimento de todas as sugestões, o Grupo de Trabalho dialogará com as pessoas indicadas e chegará a um consenso.   Também conteremos com o apoio e sugestões do  facilitador nacional da REJU.

Para a organização deste importante momento da rede, consideramos a dinâmica proposta pelo GT de transição Nacional:

A) Qual a função d@s facilitador@s regionais?

A facilitação regional mantém o diálogo com movimentos ecumênicos e sociais, respeitando as particularidades de cada local e experiência sem perder de vista os objetivos e metodologias comuns da rede. Além disso, será o papel dessa facilitação responder e representar a Rede junto a organizações quando necessário, como em caso de projetos contemplados em editais e no acompanhamento desses projetos a nível regional.

B) O que se espera d@s Facilitador@s Regionais?

Caminhada na REJU: afinidade com os princípios da rede e atuação no enfrentamento do extermínio da juventude negra; na superação das intolerâncias religiosas e sexuais (homo-lesbo-transfobia); na promoção 
da equidade de gênero e na justiça sócio ambiental (eixos da rede em 2013-2014);

Compreensão da metodologia da REJU RS: construção coletiva dos saberes, horizontalidade, autogestão e sistematização das ações;

Disponibilidade para os trabalhos da REJU RS: capacidade de representação da rede em diferentes espaços de incidência política no diálogo com os movimentos sociais e o movimento ecumênico.



A REJU terá nova facilitação nacional!



A Rede Ecumênica da Juventude (REJU) escolheu para sua nova facilitação nacional, após um importante e interessante período de indicações e diálogos, a jovem Edoarda Scherer, que integra a REJU-RS. 
A mudança da facilitação - que foi ocupada por Daniel Souza (REJU-SP) - acontecerá em agosto de 2014, na reunião anual do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT).
  
Biografia de Edoarda Scherer:
Edoarda Sopelsa Scherer, 23 anos, iniciou a sua caminhada no movimento paroquial CLJ (Curso de Liderança Juvenil) da Paróquia Santo Antônio de Estrela, RS, da Diocese de Montenegro, da ICAR, em 2006, integrando a articulação do Setor da Juventude na mesma diocese entre os anos de 2008-2010. Simultaneamente com a atuação na ICAR cursou o Magistério, tendo participado das atividades propostas na linha da juventude e ecumenismo do CECA (Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria), ao qual é associada. É contato, no Brasil, da FUMEC-ALC (Fundação Universal dos Estudantes Cristãos da América Latina e do Caribe), e referencial do ecumenismo da Diocese de Montenegro, integrando o CREDEIR (Comissão Regional para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso), da CNBB Sul III. Integra a coordenação da PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica). Participa da REJU desde o início de sua articulação, em 2008, na região sul do Brasil, sendo, atualmente, facilitadora da REJU Sul e acadêmica de Direito do Centro Universitário UNIVATES, em Lajeado, RS. Integra o Comitê Nacional de respeito à Diversidade Religiosa SDH/PR. 
Informações sobre o processo:
a) Fevereiro: composição de um Grupo de Trabalho para acompanhar e encaminhar o processo, definido em uma reunião de facilitador@s regionais. O GT teve a tarefa de acolher as sugestões enviadas pel@s integrantes da rede, bem como de colaborar na transição e em outros encaminhamentos do processo de escolha da nova facilitação nacional;
b) Maio: lançamento do processo de indicação. Para isto, foram elaborados critérios que orientaram a escolha; 
c) Junho: escolha d@ facilitador@, que se deu por consenso no Grupo de Trabalho, a partir das indicações e da análise da caminhada da rede e do perfil esperado;
d) Julho/Agosto: transição para a nova facilitação.

 
Fonte: 

GT de transição - REJU
http://redeecumenicadajuventude.org.br/noticias-conteudo.asp?cod=1668

Você faz parte dessa rede! Processo de escolha da nova facilitação nacional da REJU




A Rede Ecumênica da Juventude (REJU), uma articulação de jovens com distintas vivências de espiritualidade na luta por direitos, se organiza desde 2007. Como foi sinalizado na Campanha #REJU5anos (2012), estamos construindo um “espaço onde falamos não de coisas, estruturas ou pesos institucionais. Mas falamos de pessoas, construímos relacionamentos que dão poder, resistem e transformam”. Estes relacionamentos e encontros nos colocam nos caminhos da justiça e na construção de uma casa-comum para além das desigualdades, como a pobreza, o machismo, a homo-lesbo-transfobia, o racismo e as distintas intolerâncias, como a religiosa. 
Neste movimento, a REJU se articula em 13 estados nas cinco regiões do país, com mobilizações locais, criando, fortalecendo e partilhando experiências para a garantia dos direitos das juventudes. Além disto, a rede participa de mobilizações nacionais do próprio movimento ecumênico, como o Fórum Ecumênico ACT Brasil; e de outros movimentos, como a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira; e de conselhos de direitos, como o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). 
A construção da rede é orientada: i) por um tripé ecumênico: unidade intrarreligiosa, unidade inter-religiosa e unidade na luta pela justiça; ii) pela horizontalidade, com foco na participação pessoal, para além da representação institucional. A rede é construída de maneira conjunta, com os sonhos e a coragem de cada pessoa que a vivencia. Com essa perspectiva, a REJU abre o processo de mudança da facilitação nacional, após três anos da escolha de Daniel Souza, integrante da REJU-SP. 

Saiba mais e participe: http://redeecumenicadajuventude.org.br/noticias-conteudo.asp?cod=1663

REJU participa de reunião sobre a Política Nacional de Participação Social

No dia 18 de junho as juventudes articuladas nos movimentos sociais, sociedade civil, jornalistas e blogueiros, foram convidados para participar da reunião com o Ministro da Secretaria - Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto em Brasília, DF, para aprofundar o debate sobre a participação social.



Foram debatidas questões específicas sobre o Decreto nº 8243/14 e compartilhadas perspectivas e considerações das juventudes presentes. Um momento de escuta e partilha da temática da Política Nacional de Participação Social.

No diálogo, a REJU enfatiza que mesmo que não haja uma novidade no Decreto nº 8243/14, ele legitima a história e as próprias demandas dos movimentos sociais e isso afronta vários setores conservadores da sociedade, que criminalizam e negam a história e a luta dos movimentos sociais. Ao Estado cabe institucionalizar os caminhos que efetivam a participação democrática, já consolidada na Constituição de 1988.

Junto com a REJU se encontravam ativistas do Levante Popular da Juventude, MST, PJ, CUT, Movimento Negro, Juventude Rural, UNE, entre outros. Ainda, houve uma breve avaliação em relação à Copa do Mundo de 2014 e encaminhamentos que priorizam a continuidade do debate da participação social e esclarecimentos do Decreto nº 8243/14, junto à sociedade e Estado.

Íntegra do       debate: http://participatorio.juventude.gov.br/videos/view/228924/dialogo-dos-movimentos-de-juventude-com-o-ministro-gilberto-carvalho-pnps#video-frame


Edoarda S. Scherer - Facilitadora REJU Sul - RS

REJU-Sul comprometida com a memória do país

No sábado do dia 31 de maio, mais de 80 pessoas estiveram reunidas, em Porto Alegre, para dialogar sobre a temática: “Ditadura: Memória e Compromisso” no seminário promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O objetivo do encontro se ateve à lembrança do papel dos cristãos no processo de anistia política e na reconstrução democrática do Brasil no período de 1964 a 1988.
Durante a manhã contou-se com a participação de testemunhas que vivenciaram a ditadura, relatando sua dor, desrespeito e a sonegação dos direitos do ser humano presenciados no período.
Além dos testemunhos, estiveram presentes, Olívio Dutra, ex-governador do RS e André Kosloski, representante da REJU-Sul, que dialogaram sobre os resquícios da ditadura militar e os desafios atuais da democracia brasileira.




A REJU Sul trouxe como pauta a necessidade de gerar discussão entre as juventudes para a construção do protagonismo entre os jovens. Contemplando os espaços religiosos, políticos e sociais, podendo encontrar no ecumenismo uma fonte de esperança. Completando a fala do ex-governador, destacou-se a importância no engajamento político dos grupos e das redes para a construção de um processo democrático mais equitativo. Com os diferentes setores da sociedade representados, poderá se construir uma sociedade mais democrática e participativa. Em paralelo da reflexão, pontuou-se a perspectiva de uma reforma política em nosso país.
A partir deste encontro, foi possível analisar o processo político de um passado recente, em vistas de melhorias, para a construção de uma sociedade mais participativa.

O encontro foi encerrado com uma mística dirigida pelo CEBI. É a partir da celebração e da vivência de uma fé engajada com a realidade, que está à possibilidade de celebrar a resistência e a esperança pela redemocratização do Brasil.


André Kosloski
REJU- Sul