sexta-feira, 26 de junho de 2009

CARTA DO 9º CURSO ECUMÊNICO DE PASTORAL POPULAR


Prezad@s amig@s!

Compatilhamos com muito carinho a Carta redigida pelos participantes do 9° Curso Ecumênico de Pastoral Popular que segue na íntegra!

Na diversidade ecumênica, cristãos e cristãs, irmanados e irmanadas na fé e na esperança de um outro mundo possível e necessário, reunimo-nos, entre os dias 11 e 14 de junho de 2009, na Casa de Formação Sagrado Coração de Jesus, em Esteio/RS, em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável na Trilha da Esperança”. Tivemos como subtemas “Meio Ambiente”, “Políticas Públicas” e “Participação Cidadã”.

Em um ambiente de estudo, convivência e celebração, partilhamos nossos conhecimentos e nossas práticas de vida. Essa experiência nos motiva a socializar uma mensagem com o conjunto do povo de Deus que peregrina hoje nas igrejas, no mundo. Neste encontro, vimos que nossa realidade é permeada pelo sistema capitalista amparado pela ideologia liberal e que este passa por uma crise interna.


Ele organiza-se com o apoio do Estado Liberal de Direito, absorvendo vultosos recursos públicos que sao administrados a partir de uma lógica de estímulo ao consumo e notoriamente marcado pela irresponsabilidade ambiental. Esta realidade manifesta-se catastrófica.

Afirmamos que é necessário resgatar e aprofundar o conhecimento das culturas dos sujeitos historicamente oprimidos como os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outros. Nessas culturas, reconhecemos que existem verdadeiros modelos de desenvolvimento, valores e conhecimentos mais adequados à preservação ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais.

A dificuldade que temos em identificar as forças inimigas leva à fragmentação de nossas ações e acirra uma nociva competitividade que resulta no enfraquecimento de nosso grito profético. Quando isso ocorre, não conseguimos efetivamente realizar ações construtivas e comunitárias que levem às mudanças concretas que julgamos necessárias para fazer o enfrentamento ao atual sistema. Nossos sistemas teológicos, na maioria das vezes, não contemplam a dimensão econômica da vida, favorecendo, assim, a alienação e a opressão do povo de Deus.

A partir de nossa agenda de compromissos, comunitariamente construída, queremos reafirmar nosso compromisso com a Ecologia, mobilizar nossas comunidades para acompanhar e fazer pressão sobre as políticas públicas relativas ao meio ambiente, participando de conselhos locais, municipais e fóruns permanentes.

Dispomo-nos a fazer pequenas coisas juntos, economizar no que é possível, renunciar ao supérfluo como pedagogia de resistência ao modelo consumista de produção. Reforçamos nosso envolvimento no mundo dos mais pobres, o trabalho com eles e não para eles, fazendo-nos discípulos de suas falas e também mestres, oferecendo o melhor que sabemos e que temos. Comprometemo-nos a incentivar, promover e participar das iniciativas de Economia Popular Solidária.

Queremos consumir os frutos do trabalho, cuja procedência e cujo modelo de desenvolvimento envolvidos em sua produção conhecemos, revendo nossos hábitos alimentares. Vamos continuar organizando formas comunitárias de cobrança e fiscalização do trabalho dos agentes políticos aos quais temos acesso e que estão envolvidos em políticas públicas e governamentais relativas às questões do meio ambiente. Vamos lutar para que a pauta ecológica e ambiental se torne uma pauta permanente nas agendas de nossas comunidades eclesiais e movimentos sociais. Em nossas igrejas, vamos denunciar modelos teológicos que se afastam da relação com o econômico.

Enfim, a partir de nossa caminhada até aqui, oferecemos nossa gratidão ao Deus da vida que nos acompanha em nossa jornada. Renovamos nossa opção por caminhar ecumenicamente juntos como uma forma concreta de testemunhar que nossa união significa valorizar as crenças e as culturas populares. O diálogo e o amor à biodiversidade devem acompanhar aqueles e aquelas que se dispõem a testemunhar a ressurreição de Cristo diante das mesas vazias das vítimas do consumismo hodierno.


Esteio, 14 de junho de 2009.

domingo, 21 de junho de 2009

9º Curso Ecumênico de Pastoral Popular




Na sua nona edição, o fórum ecumênico composto por o CECA, AEC, CEBI/RS, CPT, Cáritas RS, CONIC/RS, e com a colaboração da Rede Ecumênica da Juventude – Sul realizou nos dias 11 a 14 de junho o curso ecumênico, que antes era realizado nos verões de janeiro e que foi transferido por motivos das atividades do Fórum Social Mundial.




O encontro reuniu mais de 80 participantes de todos os cantos do sul do país, e com grande presença das mulheres e jovens de nossas igrejas. Tudo girou em torno da temática: Desenvolvimento Sustentável na Trilha da Esperança. Tendo como temas transversais: Meio Ambiente, Políticas Públicas e Participação Cidadã.
Houve muito entusiasmo e participação de todos e todas ali presentes, nossas liturgias que foram todas celebradas tendo como simbologia os quatro elementos: TERRA, ÁGUA, AR E FOGO. Propondo um exercício de se olhar de onde todos nós estamos e o que fazemos em prol ou não de nosso planeta.
Como fazer presente Deus em nossas vidas de forma participativa e popular em nossos dias? De que forma podemos fazer o reino de Deus em meio a este sistema que hoje rege sobre nós? Isto tudo foi debatido em nosso encontro, onde assessorado por pessoas de grande vivência e experiência nos âmbitos que ali se apresentava em discussão e reflexão!
Nós da Rede Ecumênica da Juventude marcamos nossa presença. Teríamos mais coisas para partilhar com todos vocês, mas convido a que dêem uma olhada no sitio (site) do CECA: www.ceca-rs.org, que possui todos os textos refletidos nos quatro dias de curso.
Façamos um outro mundo possível!!
Um grande abraço a todos e todas!