quarta-feira, 26 de agosto de 2009

5° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular


Tema: RAÍZES E ASAS
Teologia da Libertação e Educação Popular
Objetivos:
Analisar as raízes históricas e o momento atual das Teologias da Libertação e da Educação Popular na América Latina, reforçando a sua importância na mobilização e na ação dos grupos populares e povos esquecidos pela história oficial latino-americana.
Analisar e avaliar a participação popular e correlação de forças no atual momento da conjuntura latino-americana apontando indicativos de ações transformadoras;
Apresentar os desenvolvimentos e novas abordagens da Teologia da Libertação na América Latina e seu olhar para outros sujeitos históricos (mulheres, negros, indígenas);
Refletir sobre a atualidade e a importância da Educação Popular nos países latino-americanos;
Oferecer subsídios, por meio de publicação escrita para grupos sociais e movimentos populares.


Público Alvo:
Educadores e educadoras populares, agentes de pastorais, agentes de movimentos sociais, estudantes e interessados na temática.
Assessores:
Edmilson Schinelo – Assessor do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e de movimentos populares. Mestrando em Teologia. Tem vários artigos e livros publicados na área da Teologia da Libertação e Educação Popular, sob o enfoque de análise de conjuntura. Foi assessor no 2° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular.
Graciela Chamorro - Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo e em Antropologia pela Philipps Universität de Marburgo, Alemanha. Professora de História Indígena na Unversidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul;
Jaime José Zitkoski - Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em filosofia pela PUCRS. Professor de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS. Professor no PPG de Educação da UFRGS com orientação na temática Educação Popular.
Data: 18 a 20 de setembro de 2009.
Local: Casa de Encontro São Lourenço Brindisi (Capuchinhos) - Rua Paulino Chaves, 291 - Bairro Santo Antônio - POA/RS
Inscrições: A taxa de inscrição é de R$ 55,00 até 13 de setembro, após esta data e no local a taxa será de R$ 60,00. Inclui alimentação, hospedagem e certificado.
Forma de pagamento: Depósito bancário em favor do CECA, Banco do Brasil - Agência 0185-6 - C/C 4624-8. Após efetuar o pagamento enviar cópia do comprovante via fax para (51) 3568 2548 ou pelo correio para Cx. Postal 1075 - Bairro Scharlau - CEP 93121-970 - São Leopoldo/RS.
Mais informações no site: www.ceca-rs.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário