quarta-feira, 26 de agosto de 2009

5° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular


Tema: RAÍZES E ASAS
Teologia da Libertação e Educação Popular
Objetivos:
Analisar as raízes históricas e o momento atual das Teologias da Libertação e da Educação Popular na América Latina, reforçando a sua importância na mobilização e na ação dos grupos populares e povos esquecidos pela história oficial latino-americana.
Analisar e avaliar a participação popular e correlação de forças no atual momento da conjuntura latino-americana apontando indicativos de ações transformadoras;
Apresentar os desenvolvimentos e novas abordagens da Teologia da Libertação na América Latina e seu olhar para outros sujeitos históricos (mulheres, negros, indígenas);
Refletir sobre a atualidade e a importância da Educação Popular nos países latino-americanos;
Oferecer subsídios, por meio de publicação escrita para grupos sociais e movimentos populares.


Público Alvo:
Educadores e educadoras populares, agentes de pastorais, agentes de movimentos sociais, estudantes e interessados na temática.
Assessores:
Edmilson Schinelo – Assessor do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e de movimentos populares. Mestrando em Teologia. Tem vários artigos e livros publicados na área da Teologia da Libertação e Educação Popular, sob o enfoque de análise de conjuntura. Foi assessor no 2° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular.
Graciela Chamorro - Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo e em Antropologia pela Philipps Universität de Marburgo, Alemanha. Professora de História Indígena na Unversidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul;
Jaime José Zitkoski - Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em filosofia pela PUCRS. Professor de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS. Professor no PPG de Educação da UFRGS com orientação na temática Educação Popular.
Data: 18 a 20 de setembro de 2009.
Local: Casa de Encontro São Lourenço Brindisi (Capuchinhos) - Rua Paulino Chaves, 291 - Bairro Santo Antônio - POA/RS
Inscrições: A taxa de inscrição é de R$ 55,00 até 13 de setembro, após esta data e no local a taxa será de R$ 60,00. Inclui alimentação, hospedagem e certificado.
Forma de pagamento: Depósito bancário em favor do CECA, Banco do Brasil - Agência 0185-6 - C/C 4624-8. Após efetuar o pagamento enviar cópia do comprovante via fax para (51) 3568 2548 ou pelo correio para Cx. Postal 1075 - Bairro Scharlau - CEP 93121-970 - São Leopoldo/RS.
Mais informações no site: www.ceca-rs.org

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

E... Viva a juventude, Viva o ecumenismo!


Unidos por um mesmo ideal: fazer o bem. Uma semana única aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 27 a 31 de julho de 2009, durante o Curso de Capacitação de Lideranças da Rede Ecumênica da Juventude. Cerca de 40 jovens, oriundos de quatro regiões do país, estiveram reunidos discutindo assuntos como Espiritualidade Ecumênica da Juventude, Direitos e Tecnologia em Rede, Identidade e Missão da REJU e Sistematização da REJU.
É possível transformarmos o planeta, através de gestos e sincero respeito a cada um e a cada uma. Por vezes, nos deparamos com discursos belos e por momentos consideramos utopias que se parecem distante do que foi citado. A Rede Ecumênica da Juventude, a partir de análises, estudos e uma convivência repleta de alegria e de amizade, construiu saberes e traçou metas, projetando importantes desafios para a sua articulação.
Temos a plena consciência que os desafios e obstáculos se mostram cada vez maiores e oprimem a juventude. Contudo, acreditamos que ao somarmos forças nos tornaremos poderosos. É, em nossa diversidade de crenças, ideologias e testemunhos que faremos que o que antes era um sonho apenas, passe a ser considerado algo concreto. Algo possível: “Tornar o Mundo Habitável para todos(as)”!
Motivação e entusiasmo são palavras que nos acompanham pela caminhada da paz. Saudades permanecem, porém quando convivemos em rede sabemos que jamais nos encontramos sozinhos.

“é preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”
Edoarda S. Scherer- REJU
SUL