quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grito dos Excluído - Curitiba Paraná

A arquidiocese de Curitiba, pastorais e movimentos sociais promoveram no dia 07 de setembro de 2010 a 16.ª edição do Grito dos Excluídos. Com o tema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular” e o lema “Vida em primeiro lugar”, a mobilização teve como intuito incentivar a todos os cidadãos a se inserirem em lutas que resgatem esperanças para a transformação social.
O grito dos excluído (ato público) aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba, mas especificamente na região do Sabará. A concentração e abertura do evento ocorreu no centro social marista de onde saiu a caminhada que percorreu as ruas da região.

Durante a caminhada foram feitas algumas paradas para reflexão, denuncia e anúncios. A primeira parada lembrou a história do grito dos excluídos, a segunda ficou por conta da juventude, jovens de vários movimentos, pastorais e coletivos uniram seus gritos contra o extermínio da juventude e celebraram as conquistas de até então com uma apresentação musical, já a terceira e ultima parada teve como reflexão a luta do povo da região por moradia, que é um dos grandes gritos da região, somou-se a esse grito, o desrespeito aos moradores da região, a falta de segurança, de escolas, de profissionais de saúde entre outros. 

Dois grandes temas foram discutidos no processo de articulação e mobilização do grito, o Plebicito popular pelo limite da terra e a criminalização e o extermínio da juventude. Os dois temas ganharam muito destaque no dia.



Para mim, o grande destaque da 16.ª edição do Grito dos Excluídos na arquidiocese de Curitiba, foi a grande participação da juventude, que mesmo no meio de uma feriado prolongado marcou presença, além da quantidade, a representatividade dos jovens que ali estavam merece destaque.
Esse foi o quarto grito dos excluídos que eu participei, o primeiro na organização do dia e o primeiro representando a REJU Sul.
SIM A REJU SUL ESTEVE PRESENTE NA ORGANIZAÇÃO DO DIA.


Lourença Santiago - Igreja Católica Apostólica Romana, ICAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário