terça-feira, 30 de novembro de 2010

Centro Universitário UNIVATES promoveu Culto Ecumênico de Ação de Graças e Natal


Em contraponto à intensa e salutar atividade acadêmica, torna-se necessário parar, reconhecer que o conhecimento não se torna válido se não for administrado com sabedoria, destinado ao benefício pessoal e, principalmente, social. Enfatizando a partilha, agradecendo pelo bom ano que se finda, aguardando o Natal, o Núcleo de Cultura da Univates, Centro Universitário do Vale do Taquari, realizou na última sexta-feira, dia 26, o Culto Ecumênico de Ação de Graças e Natal.
O evento, que aconteceu no jardim, entre a Biblioteca e o Prédio 7, marcou, também, o início do período do Advento de 2010, sendo celebrado pelo Padre Antonio Puhl, pelo Pastor Oscar Miguel, e contou com a participação de acadêmicos nas atividade litúrgicas, além da apresentação do Coral Vocalize. A Reju esteve presente ao evento.

Saiba mais detalhes :

Edoarda S. Scherer- REJU- Sul


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENTREVISTA DA REJU, NA RÁDIO INDEPENDENTE- LAJEADO RS

PROPAGANDO NOSSAS IDEIAS E AÇÕES

          Diante dos desafios apresentados e assumidos pela juventude a partir da 4ª Jornada Ecumênica Nacional, se faz necessário divulgar nossa proposta ousada, diante do contexto, a fim de promover os direitos da juventude, a partir de nossa realidade.
         A sociedade espera e busca compreender nossas dúvidas, anseios e objetivos, e principalmente o sentido do nosso agir, frente às propostas. Entre elas: a marcha contra a violência e o extermínio da juventude; e o combate a intolerância religiosa.
          Indo ao encontro dos que ainda desconhecem este nosso ideal de "Tornar possível o mundo habitável a todos e todas", a partir da prática ecumênica, partilho a divulgação das ideias e questionamentos propostos a REJU, em entrevista na Rádio Independente em Lajeado, RS.

Facilitadora da  REJU SUL na entrevista na Rádio Independente - Lajeado, RS,  fala das ideais e ações da REJU em 2011

Confiram no link:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Carta de Itaicí: Palavras das Juventudes a partir da 4ª Jornada Ecumênica- ECONOMIA, ECOLOGIA E VIDA

Jornadeiros(as) 4ª Jornada Ecumênica Nacional, Itaicí- SP, 11 à 15 de nov. 2010

     
 PALAVRAS DAS JUVENTUDES ECUMÊNICAS

            REDE ECUMÊNICA DA JUVENTUDE – REJU
“E vossos jovens terão visões”

(Joel 2.28)
 
                    As Juventudes participantes da 4ª Jornada Ecumênica, reunidas em Itaici (São Paulo), representadas por meio de diversos movimentos, espaços eclesiais, redes e instituições não-governamentais - mobilizadas pela Rede Ecumênica da Juventude (REJU) – saúdam as(os) coordenadores desta 4ª Jornada. Especialmente, festejamos a intensa presença das(os) jovens em diversos espaços de discussão, debate, partilha e liderança. Com esta novidade, irmãs e irmãos, apesar do conservadorismo de algumas comunidades de fé, sinal de um retrocesso, e das crises de organismos ecumênicos, nós confiamos que a trajetória deste movimento – que celebra cem anos da Conferência de Edimburgo - continua em construção e fortalecimento!


       Somos pro-vocadas(os), com o pensamento crítico e a ousadia próprias das juventudes, a continuar afirmando a utopia de uma casa habitável para todas as pessoas. Assumimos que a justiça permanece no coração de nossa fé e a diversidade de espiritualidades é o vento que nos movimenta em seus (a)braços. As nossas marcas, os nossos rostos, nossas vozes e lutas evidenciam que a prática ecumênica de nossas juventudes acontece na pluralidade de nossos corpos, de nossos encontros e de nossa fé. Nossa realidade exige críticas e práticas contrárias às relações econômicas excludentes, que sacrificam nos altares do consumo os corpos empobrecidos e vitimizam as juventudes. Diante deste contexto, propomo-nos a trabalhar em prol de uma economia solidária, participativa e justa, na defesa da criação e da dignidade humana. Enfatizaremos e nos organizaremos para a maior inserção das juventudes em conselhos compostos pela sociedade civil e instâncias governamentais, para promover e monitorar políticas públicas em favor da justiça em nosso País.

      Sonhamos com a integração de nossa “Afro-ameríndia”, sinalizada nesta Jornada Ecumênica com jovens de diversos países. Esperamos que as articulações entre o nosso povo, nossa gente, se fortaleçam e se ampliem.


     As juventudes aqui presentes – facilitadas pela REJU em suas mais diversas regiões – abraçam os compromissos da 4ª Jornada Ecumênica e oferecem outros quatro compromissos de atuação nacional para 2011, o ano internacional da Juventude:

      1. Realizar, em organizações pertencentes à REJU, uma campanha contra o extermínio das juventudes, tendo como agentes do processo as(os) jovens pertencentes à rede ecumênica;

      2. Promover uma campanha, com produção de textos e vídeos criados pelas(os) jovens, em combate à intolerância religiosa, sendo realizada em comunidades de fé e em institutos educacionais;

      3. Acompanhar e fiscalizar - nos conselhos e fóruns juvenis, especialmente no CONJUVE - as políticas públicas para as juventudes realizadas pelo Governo Federal.

      4. Articular conferências livres de juventudes em comunidades de fé, movimentos e organizações sociais e organismos ecumênicos, buscando a participação das(os) jovens ecumênicas(os) na 2ª Conferência Nacional de Juventude.
     
      Por fim, afirmamos a esperança de um novo tempo para todas as pessoas e para toda a terra habitável em dignidade e justiça, a partir do texto de Joel 2. 28-29: “Eu derramarei o meu Espírito sobre toda carne: e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão; os vossos velhos sonharão; e os vossos jovens terão visões...”

 
Amém, Axé, Ta upeicha.
                                                                     Itaici, São Paulo, 15 de novembro de 2010.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Partilha das atividades que aconteceram no mês de outubro, onde a REJU se fez presente:

A seguir seguem momentos de alegria e superação de metas propostas para o jovem, que ainda permanecem em evidência, pois, em nossa prática diária, idealizamos e aspiramos, de forma humilde e ousada, a causa de lutar por um mundo melhor com a prática comum do bem e da paz.


Dia Nacional da Juventude da Diocese de Montenegro

No dia 24 de outubro de 2010, os jovens da Diocese de Montenegro, motivados pelo tema DNJ 25 anos: Celebrando a Memória e Transformando a História, e o Lema: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, e marcha contra a violência!” celebrou o dia Nacional da Juventude.  
Em espaços de partilha, como Setor da Juventude, junto com movimentos, RCC, CLJ, ONDA, MEJ, Grupos de Oração, Grupos de Base da PJ, Animações Vocacionais, Franciscana - OFM, Marista, Diocesana e Irmãs Camilianas, Fundação Tiago Gonzaga de Moraes com o Projeto Vida Urgente, a Rede Ecumênica da Juventude, também se fez presente. Da mesma forma, reconhece que é na soma de nossas forças que a nossa juventude se torna poderosa.
Na diversidade de carismas, maneiras e testemunhos de mostrar e anunciar Deus, é que concretizamos dias em que se renovam energias para a continuidade de nossa árdua tarefa: ser esperança ao mundo.
Para evidenciar com alegria nossa fé, de maneira concreta, nos propomos ao desafio de percorrer as comunidades com a CRUZ MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE, que será acolhida pelos jovens em suas comunidades paroquiais. Através deste símbolo, transmitiremos nosso ideal. Pela cruz, que representa a essência divina presente em cada um de nós, queremos recordar e reavivar o espírito missionário em nossas comunidades, evidenciando que “onde dois ou mais se reúnem em nome Dele”, nosso Deus se fará presente.

Ao carimbar nossas mãos na bandeira que enfatiza em seu símbolo a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio dos Jovens,  deixamos nossa marca para continuar a construção da história, nos colocando em marcha contra a violência e tantas outras situações que tiram do jovem a dignidade e o direito de manifestar-se em relação ao seu protagonismo e a promoção da vida.
Diante dos desafios e obstáculos que nos oprimem diariamente, mostramos de maneira convicta, unidos pela Fé, na partilha, na convivência, na celebração e no clamor, que é possível, ser jovem cristão, no século XXI, plenamente feliz.  



REJU na Partilha Ecumênica do SELEO Serviço Ecumênico Leopoldenense

A prática ecumênica consiste em um exercício diário, de olhar o próximo e nele perceber o Sagrado. Assim pessoas de diferentes credos, cristãos, se reuniram no dia 21 de outubro em São Leopoldo, muito bem acolhidos pela comunidade Luterana IECLB. O SELEO vem partilhando, durante este ano, seus anseios e esperança do ecumenismo junto a sua comunidade.
Já na segunda etapa, destes momentos, foram apresentados os contextos e experiências ecumênicas presentes nos espaços dos Focolares e da REJU - Sul.
Em análise, percebemos que são em momentos de extrema crise, destruição e isolamento, que desmotivam nossas aspirações. Assim, é preciso contar com ajuda, nos apoiarmos no outro. Ultrapassamos ideologias, pois cremos na essência humana e divina, que o que vale é o amor, originado da união e respeito pela diferença. Somos a esperança ao mundo.  É na prática diária, que ocorre a transmissão da motivação que cativa o irmão, nos transformando em “iscas do ecumenismo”, multiplicadores desta proposta.


Juventude e Cidadania - Somos o Presente - Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, Estrela/RS

No dia 14 de outubro de 2010, destinados à construção da história e conscientes de seus papéis como futuros educadores, estudantes, do Instituto Estadual de Educãção Estrela da Manhã, discutiram o tema Juventude e Cidadania, dispostos a conhecer espaços de inserção da juventude, e assim, promover práticas concretas, que os desafiassem a uma participação, que propicie a melhora de sua realidade comunitária e escolar.
A mesa foi composta por lideranças de distintas esferas sociais: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores do Município de Estrela, União Nacional dos Estudantes, Diretório Acadêmico do Centro Universitário Univates, União da Juventude Socialista e Rede Ecumênica da Juventude.
Dispostos a ir além do discurso, os estudantes finalizaram a noite com a proposta, aprovada por unanimidade, pela implantação um fórum jovem, dentro da Instituição.
Imbuídos do espírito de que espaços existem, porém depende da audácia e ousadia própria de deixar a inércia, fazer a diferença, ser protagonista da história.
Edoarda Sopelsa Scherer, ICAR
Facilitadora REJU- Sul