terça-feira, 2 de novembro de 2010

Partilha das atividades que aconteceram no mês de outubro, onde a REJU se fez presente:

A seguir seguem momentos de alegria e superação de metas propostas para o jovem, que ainda permanecem em evidência, pois, em nossa prática diária, idealizamos e aspiramos, de forma humilde e ousada, a causa de lutar por um mundo melhor com a prática comum do bem e da paz.


Dia Nacional da Juventude da Diocese de Montenegro

No dia 24 de outubro de 2010, os jovens da Diocese de Montenegro, motivados pelo tema DNJ 25 anos: Celebrando a Memória e Transformando a História, e o Lema: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, e marcha contra a violência!” celebrou o dia Nacional da Juventude.  
Em espaços de partilha, como Setor da Juventude, junto com movimentos, RCC, CLJ, ONDA, MEJ, Grupos de Oração, Grupos de Base da PJ, Animações Vocacionais, Franciscana - OFM, Marista, Diocesana e Irmãs Camilianas, Fundação Tiago Gonzaga de Moraes com o Projeto Vida Urgente, a Rede Ecumênica da Juventude, também se fez presente. Da mesma forma, reconhece que é na soma de nossas forças que a nossa juventude se torna poderosa.
Na diversidade de carismas, maneiras e testemunhos de mostrar e anunciar Deus, é que concretizamos dias em que se renovam energias para a continuidade de nossa árdua tarefa: ser esperança ao mundo.
Para evidenciar com alegria nossa fé, de maneira concreta, nos propomos ao desafio de percorrer as comunidades com a CRUZ MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE, que será acolhida pelos jovens em suas comunidades paroquiais. Através deste símbolo, transmitiremos nosso ideal. Pela cruz, que representa a essência divina presente em cada um de nós, queremos recordar e reavivar o espírito missionário em nossas comunidades, evidenciando que “onde dois ou mais se reúnem em nome Dele”, nosso Deus se fará presente.

Ao carimbar nossas mãos na bandeira que enfatiza em seu símbolo a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio dos Jovens,  deixamos nossa marca para continuar a construção da história, nos colocando em marcha contra a violência e tantas outras situações que tiram do jovem a dignidade e o direito de manifestar-se em relação ao seu protagonismo e a promoção da vida.
Diante dos desafios e obstáculos que nos oprimem diariamente, mostramos de maneira convicta, unidos pela Fé, na partilha, na convivência, na celebração e no clamor, que é possível, ser jovem cristão, no século XXI, plenamente feliz.  



REJU na Partilha Ecumênica do SELEO Serviço Ecumênico Leopoldenense

A prática ecumênica consiste em um exercício diário, de olhar o próximo e nele perceber o Sagrado. Assim pessoas de diferentes credos, cristãos, se reuniram no dia 21 de outubro em São Leopoldo, muito bem acolhidos pela comunidade Luterana IECLB. O SELEO vem partilhando, durante este ano, seus anseios e esperança do ecumenismo junto a sua comunidade.
Já na segunda etapa, destes momentos, foram apresentados os contextos e experiências ecumênicas presentes nos espaços dos Focolares e da REJU - Sul.
Em análise, percebemos que são em momentos de extrema crise, destruição e isolamento, que desmotivam nossas aspirações. Assim, é preciso contar com ajuda, nos apoiarmos no outro. Ultrapassamos ideologias, pois cremos na essência humana e divina, que o que vale é o amor, originado da união e respeito pela diferença. Somos a esperança ao mundo.  É na prática diária, que ocorre a transmissão da motivação que cativa o irmão, nos transformando em “iscas do ecumenismo”, multiplicadores desta proposta.


Juventude e Cidadania - Somos o Presente - Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, Estrela/RS

No dia 14 de outubro de 2010, destinados à construção da história e conscientes de seus papéis como futuros educadores, estudantes, do Instituto Estadual de Educãção Estrela da Manhã, discutiram o tema Juventude e Cidadania, dispostos a conhecer espaços de inserção da juventude, e assim, promover práticas concretas, que os desafiassem a uma participação, que propicie a melhora de sua realidade comunitária e escolar.
A mesa foi composta por lideranças de distintas esferas sociais: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores do Município de Estrela, União Nacional dos Estudantes, Diretório Acadêmico do Centro Universitário Univates, União da Juventude Socialista e Rede Ecumênica da Juventude.
Dispostos a ir além do discurso, os estudantes finalizaram a noite com a proposta, aprovada por unanimidade, pela implantação um fórum jovem, dentro da Instituição.
Imbuídos do espírito de que espaços existem, porém depende da audácia e ousadia própria de deixar a inércia, fazer a diferença, ser protagonista da história.
Edoarda Sopelsa Scherer, ICAR
Facilitadora REJU- Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário