A seguir seguem momentos de alegria e superação de metas propostas para o jovem, que ainda permanecem em evidência, pois, em nossa prática diária, idealizamos e aspiramos, de forma humilde e ousada, a causa de lutar por um mundo melhor com a prática comum do bem e da paz.
Dia Nacional da Juventude da Diocese de Montenegro
Na diversidade de carismas, maneiras e testemunhos de mostrar e anunciar Deus, é que concretizamos dias em que se renovam energias para a continuidade de nossa árdua tarefa: ser esperança ao mundo.
Diante dos desafios e obstáculos que nos oprimem diariamente, mostramos de maneira convicta, unidos pela Fé, na partilha, na convivência, na celebração e no clamor, que é possível, ser jovem cristão, no século XXI, plenamente feliz.
REJU na Partilha Ecumênica do SELEO Serviço Ecumênico Leopoldenense
A prática ecumênica consiste em um exercício diário, de olhar o próximo e nele perceber o Sagrado. Assim pessoas de diferentes credos, cristãos, se reuniram no dia 21 de outubro em São Leopoldo, muito bem acolhidos pela comunidade Luterana IECLB. O SELEO vem partilhando, durante este ano, seus anseios e esperança do ecumenismo junto a sua comunidade.
Em análise, percebemos que são em momentos de extrema crise, destruição e isolamento, que desmotivam nossas aspirações. Assim, é preciso contar com ajuda, nos apoiarmos no outro. Ultrapassamos ideologias, pois cremos na essência humana e divina, que o que vale é o amor, originado da união e respeito pela diferença. Somos a esperança ao mundo. É na prática diária, que ocorre a transmissão da motivação que cativa o irmão, nos transformando em “iscas do ecumenismo”, multiplicadores desta proposta.
Juventude e Cidadania - Somos o Presente - Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, Estrela/RS
No dia 14 de outubro de 2010, destinados à construção da história e conscientes de seus papéis como futuros educadores, estudantes, do Instituto Estadual de Educãção Estrela da Manhã, discutiram o tema Juventude e Cidadania, dispostos a conhecer espaços de inserção da juventude, e assim, promover práticas concretas, que os desafiassem a uma participação, que propicie a melhora de sua realidade comunitária e escolar.
Dispostos a ir além do discurso, os estudantes finalizaram a noite com a proposta, aprovada por unanimidade, pela implantação um fórum jovem, dentro da Instituição.
Imbuídos do espírito de que espaços existem, porém depende da audácia e ousadia própria de deixar a inércia, fazer a diferença, ser protagonista da história.
Edoarda Sopelsa Scherer, ICAR
Facilitadora REJU- Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário