domingo, 19 de setembro de 2010

Curso de Aprofundamento em Ecumenismo

A vida em nossas mãos: jovens debatem seus direitos em curso de ecumenismo

Durante os dias 17 a 19 de setembro de 2009, jovens de igrejas diversas (Batista, ICAR, IEAB, IECLB, IELB e Igreja da Suécia), militantes de pastorais e movimentos sociais, provenientes de diversas localidades (RS, SC, PR, RJ e DF), reuniram-se no Centro de Espiritualidade Padre Arturo (CEPA), em São Leopoldo/RS, para mais um Curso de Formação em Ecumenismo, com a temática "Direitos e Deveres: a vida em nossas mãos". O Curso teve por objetivo oportunizar um espaço de formação em torno dos Direitos Juvenis, promovendo uma espiritualidade e vivência ecumênica para juventudes; partilhar práticas desenvolvidas gestando e articulando ações coletivas das juventudes em redes de cooperação; fortalecer e ampliar a Rede Ecumênica de Juventude na região sul a partir da promoção dos Direitos Juvenis.


A abordagem bíblico-teológica do tema foi introduzida a partir de Joel 2.28: ‘...e vossos jovens terão visões...’ (o mesmo texto motivador da 4ª Jornada Ecumênica neste ano): o espírito de Deus que anima não é dado aos poderosos para conduzir as ações do povo, mas agora está com aqueles que nunca tiveram vez nem voz: idosos, mulheres, escravos e jovens. Também outras narrativas bíblicas trouxeram à tona o exercício da vocação do jovem, ressaltando também o aspecto da união, despertando a reflexão, nos trabalhos em grupos, em torno dos direitos juvenis e da vocação e ação das juventudes, que foi criativamente apresentada a todas e todos.


O curso proporcionou espaço privilegiado para a partilha de experiências, onde os participantes percorreram os cenários que retratavam as vivências experimentadas na Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Juventude Evangélica (JE) da IECLB, Teatro e Bíblia / Bíblia e Juventudes (CEBI e Trilha Cidadã), Juventude da Igreja da Suécia, Pastoral da Juventude da Igreja Católica da Diocese de Novo Hamburgo, Pastoral da Juventude da Igreja Católica da Diocese de Blumenau, Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, Rede Fale Paraná e União da Juventude Anglicana do Brasil (UJAB). Conhecidas as ações já realizadas, os jovens planejaram e encaminharam ações coletivas, no sentido de fortalecer as redes na promoção dos direitos juvenis, propuseram a formação de lideranças de juventudes visando a melhor articulação dos grupos e, ainda, a organização e participação nos conselhos e fóruns de juventude, de forma que o jovem tome em suas mãos o direito de decidir e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude.


Após momentos intensos de reflexão, celebração, musicalidade, cultura e, sobretudo, vivência ecumênica, os participantes saíram animados e revigorados na tarefa de lutar pelas juventudes, na construção de espaços de autonomia e atuação coletiva, bem como motivados a participarem da 4ª Jornada Ecumênica, que acontecerá de 11 a 15 de novembro de 2010, em Indaiatuba/SP, cujo tema será Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida, que tem o desafio de construir incidência pública-política que ultrapasse as fronteiras ecumênicas. Também foi lembrado do 3º Encontro de Conselhos de Juventude, cujas inscrições vão até o próximo dia 31 de setembro de 2010, na página www.juventude.gov.br.

O curso foi uma promoção do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA-RS), Rede Ecumênica da Juventude (REJU/Sul), Pastoral da Juventude Católica, Juventude Evangélica da IECLB (JE) e União da Juventude da IEAB (UJAB), numa parceria com a Trilha Cidadã, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/RS), Serviço Ecumênico Leopoldense (SELEO), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC/RS e Nacional) e apoio das Agências de Cooperação Christian Aid, EED, Adveniat e MZF.


Clique na imagem para Baixar as Fotos
Josemar da Silva Alves - Igreja Evangélica Luterana do Brasil, IELB

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grito dos Excluído - Curitiba Paraná

A arquidiocese de Curitiba, pastorais e movimentos sociais promoveram no dia 07 de setembro de 2010 a 16.ª edição do Grito dos Excluídos. Com o tema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular” e o lema “Vida em primeiro lugar”, a mobilização teve como intuito incentivar a todos os cidadãos a se inserirem em lutas que resgatem esperanças para a transformação social.
O grito dos excluído (ato público) aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba, mas especificamente na região do Sabará. A concentração e abertura do evento ocorreu no centro social marista de onde saiu a caminhada que percorreu as ruas da região.

Durante a caminhada foram feitas algumas paradas para reflexão, denuncia e anúncios. A primeira parada lembrou a história do grito dos excluídos, a segunda ficou por conta da juventude, jovens de vários movimentos, pastorais e coletivos uniram seus gritos contra o extermínio da juventude e celebraram as conquistas de até então com uma apresentação musical, já a terceira e ultima parada teve como reflexão a luta do povo da região por moradia, que é um dos grandes gritos da região, somou-se a esse grito, o desrespeito aos moradores da região, a falta de segurança, de escolas, de profissionais de saúde entre outros. 

Dois grandes temas foram discutidos no processo de articulação e mobilização do grito, o Plebicito popular pelo limite da terra e a criminalização e o extermínio da juventude. Os dois temas ganharam muito destaque no dia.



Para mim, o grande destaque da 16.ª edição do Grito dos Excluídos na arquidiocese de Curitiba, foi a grande participação da juventude, que mesmo no meio de uma feriado prolongado marcou presença, além da quantidade, a representatividade dos jovens que ali estavam merece destaque.
Esse foi o quarto grito dos excluídos que eu participei, o primeiro na organização do dia e o primeiro representando a REJU Sul.
SIM A REJU SUL ESTEVE PRESENTE NA ORGANIZAÇÃO DO DIA.


Lourença Santiago - Igreja Católica Apostólica Romana, ICAR