quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

REJU – SUL PARTICIPA DA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


 A partir do dia 21 de janeiro de 2011, juventudes de todo o Brasil se unem para refletir sobre uma triste prática: a Intolerância Religiosa, que assola a nossa realidade.

Em Teutônia, RS, na “Chácara Shallom” acolhidos por membros da comunidade Luterana, jovens católicos e suas famílias, reuniram-se em celebração para lembrar a data enfatizando em sua mística, os símbolos e os conceitos de credos diversos.

Conforme cita o trecho “O vento sopra onde quer, ouvimos a sua voz, mas não sabemos de onde vem, nem para onde vai ...” (João 3, 8). O chamado missionário nos eleva, ao praticarmos e darmos o testemunho do bem; um bem maior: o amor.

Respeitamos de forma diversa, o Sagrado, manifestado na rica cultura de nossas crenças, enraizadas na identidade do povo brasileiro. Centrados na figura de Jesus Cristo, que salva a humanidade sem distinção, estamos diante de um convite simples, porém complexo à ação humana: encontrar a liberdade através da Fé.

Em um mundo racionalizado e relativo, ser jovem, em pleno século XXI convicto de um credo e manifestar a alegria do viver em comunidade é um desafio. Automaticamente estamos contra uma proposta individualista e egocêntrica imposta e assumida. É fácil não se importar com os outros.

Mas cuidado: também é fácil tornar-se escravo de relações artificiais, promovidas através do mundo virtual, ou outros tantos vícios, tantas fugas. É muito fácil ser infeliz.

Como jovens, que assumem uma prática ecumênica, não temos a pretensão alguma de ditar um só modo, um só estilo de vida. Pelo contrário, gostamos do que é diferente, do que contraria, questiona e nos motiva a pensar. Pois, uma nova ideia desacomoda, transforma, e, com esforço conjunto torna-se realidade. É na união deste pensar, no aceitar, no tolerar o irmão e a irmã - o que não fere, mas fortalece nossa própria identidade - que transmitimos o que a juventude possui de mais precioso: a alegria, a sinceridade da Fé.



Edoarda S. Scherer

Facilitadora REJU - Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário