domingo, 1 de maio de 2011

LANÇAMENTO INSTITUCIONAL DA PASUNE E LANÇAMENTO REGIONAL DA CAMPANHA NACIONAL CONTRA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – REJU

Faculdade de Tecnologia, La Salle, - Estrela/ RS-  29 de abril de 2011

Sim é Possível “Na diversidade Formar a Unidade”

Atualmente, é perceptível a ausência dos valores, resultado do individualismo que cerca o jovem e a sociedade de modo geral. As várias manifestações da violência e da intolerância são percebidas como características comuns, assim como, o descrer e o agir indiferente. Tais consequências se reconhecem nas crises e retrocessos de instituições, que possuem como meta a “utópica busca da paz”.
Visando ir contra a esta proposta, no dia 29 de abril de 2011, no Salão de Atos da Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela, com o apoio da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Instituições Eclesiais e Acadêmicas, consolidou-se a criação da PASUNE – Pastoral Universitária Ecumênica. Novo espaço de atuação no Vale do Taquari que integra jovens de diferentes esferas e trabalhos eclesiais e sociais. Na ocasião, celebrou-se o lançamento regional da Campanha Nacional Contra a Intolerância Religiosa, promovida pela Rede Ecumênica da Juventude.A PASUNE, motivada pelo lema “Na diversidade formar Unidade” levará a seus representantes o nobre desafio do diálogo e do respeito as pluralidade de ideologias, crenças e opiniões manifestadas. Conscientes de que o professar da Fé, está diretamente relacionado à prática cidadã, nos diversos contextos, seja na esfera familiar, profissional ou no espaço Acadêmico, já é grande, a parcela da juventude que se sente compromissada e obrigada a unir forças para a promoção de objetivos do bem comum, quando se evidencia, com maior agravo, a questão do desacreditar e banalização do ser, do crer.
Todos possuem a capacidade e o potencial para o protagonismo e serão bem- acolhidos, para esta ousada proposta! Com alegria, jovens Católicos, Luteranos, Pentecostais e de ONGs estiveram envolvidos no desenvolvimento do Protocolo e da organização do evento.
O evento contou com a participação e representação das seguintes instituições: PASUNE; REJU Sul; Paróquia Santo Antônio de Estrela da Diocese de Montenegro; Comunidade Luterana (IECLB) de Estrela, Bom Retiro do Sul e de Lajeado, do Sínodo do Vale do Taquari;  Igreja Pentecostal Assembléia de Deus;  Rede de Ensino La Salle, FUVATES (Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social); Câmara de Vereadores de Estrela;  3 ª CRE ( Coordenadoria Regional de Educação); IEEEM (Instituto de Educação Estrela da Manhã); Instituto Palavra e Ações;  Rádio Independente Lajeado, Jornal Nova Geração, Jornal O Informativo do Vale e Curso de Liderança Juvenil SA de Estrela.


Edoarda S. Scherer
Facilitadora REJU Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário