sexta-feira, 5 de outubro de 2012

REJU-Sul participa de Formação Ecumênica para Juventudes



Promovido pelo CECA (Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria) com o apoio do SELEO (Serviço Ecumênico Leopoldense) e da REJU durantes os dias 14, 15 e 16 de setembro realizou-se a Formação Ecumênica para Juventudes, na Escola Superior de Teologia, EST, em São Leopoldo (RS).
Durantes os dias de convivência, foram partilhadas distintas experiências ecumênicas e inter-religiosas, dentre elas:
  • Relato da organização e prática ecumênica da IECLB na Costa Rica, apresentada pela Pastora Renate Gierus;


  • Experiência do programa GIDIREC (Grupo de Dialogo Ecumênico e Inter-religioso) da UNISINOS (Universidade do Vale dos Sinos) apresentado pelo Pai Dejair de Ogum;
  • As ações em destaque da REJU e da PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica) através da representante da região Sul, Edoarda S. Scherer e integrante Henrique Kein.

Diante das discussões e momentos de convivência foram propostos esclarecimentos em torno da prática ecumênica e como ela pode e acontece de forma efetiva. De todas as manifestações e maneiras que o ecumenismo acontece, de forma comum se reconheceu que a prática ecumênica só existe a partir da disposição particular de cada um em aceitar e reconhecer a diferença do outro. E assim, encontrar na diversidade os caminhos possíveis para a superação da intolerância e a busca pela justiça.
 

Edoarda S. Scherer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário