domingo, 8 de setembro de 2013

Ciclo Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates


"Justos e Pecadores – Justificados por Graça e Fé: 
Confessionalidade Luterana”









A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi o tema da quarta palestra do ciclo “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”, que tem à frente a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e o Centro Universitário Univates. A atividade, que ocorreu no dia 26 de agosto, em Lajeado, reuniu universitários, religiosos, professores e counidade em geral. O público acompanhou a apresentação do mestre em Educação Comunitária Cláudio Becker. De acordo com ele, no que tange a questões ecumênicas, a IECLB trabalha sob a perspectiva comunitária. “Esta atuação ocorre mais junto aos crentes, não com o clero exclusivamente”. Para Becker, é necessário que os responsáveis pelo papel pastoral-político da IECLB saibam orientar os membros sobre as possibilidades do ecumenismo. “Assim, o movimento seria muito maior”, entende. 


Mesmo diante deste cenário, a IECLB, segundo mostrou o palestrante, entende que “ao se incluírem na missão de Deus, as comunidades evitam a autossuficiência e o isolamento”. As relações de parceria e cooperação ocorrem com outras denominações cristãs, organizações eclesiásticas, entidades, entre outras esferas.
O mestre em Educação Comunitária também compartilhou informações acerca da trajetória e da constituição da IECLB. Atualmente, a instituição, que surgiu no início do século 18 no Brasil, possui cerca de 800 mil membros. Eles pertencem a 18 sínodos que estão espalhados por todo o país. Em razão da imigração de alemães evangélicos, a Região Sul concentra a maior parcela destes centros da IECLB. Além dos sínodos, a IECLB se organiza em comunidades e paróquias. Diante do contexto do Brasil, as diversidades étnica e cultural também se manifestam nas comunidades luteranas. 
Como a própria denominação sugere, a IECLB tem por doutrina a base feita pelo reformador Martim Lutero que pregava que a salvação vinha pela graça e pela fé.





Mais três palestras
Iniciativa pioneira em âmbito acadêmico no Vale do Taquari, o ciclo de palestras “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates” tem como propósitos conhecer a trajetória histórica das religiões e crenças, dialogar a respeito da contribuição para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias. No total, serão realizadas sete palestras no decorrer deste ano.

Confira os próximos encontros, que ocorrerão no auditório do Prédio 11 da Univates, às 19h15min:
24/09 – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, com Dom Francisco de Assis da Silva;
28/10 – Religiões de Matriz Africana, com Pai Dejair Roberto Haubert e Selenir Gonçalves Kronbauer;
12/11 – Inter-religiosidade, com Daniel Souza.

Texto: Camila Pires (integrante Pasune e REJU/SUL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário