quarta-feira, 2 de novembro de 2011

REJU Norte: O protagonismo da Juventude Amazônica

           

             De norte a sul, as juventudes do Brasil sentem-se motivadas pela busca constante da efetivação dos seus direitos. Tratando da garantia das políticas públicas de juventude, isto não surge mais, de maneira isolada. Com uma temática ampla, desafiadora e pertinente a vários setores sociais, a conquista se dará apenas com um trabalho conjunto.
            Com este intuito, o seminário “Intolerância Religiosa” promovido pela UNIPOP, REJU e PJ, em Belém do Pará durante o dia 15 e outubro de 2011, partilhou das principais necessidades e constatações sobre o que o jovem reconhece diante de sua realidade, uma vez que, em um Estado laico, as vítimas pela intolerância convivem constantemente com um preconceito estigmatizado, enraizado a um pensamento que deve ser continuamente desconstruído, e esclarecido. Para tal, debater o assunto é fundamental.
         Destaca-se ainda, que a motivação de muitos jovens em agir em prol da sociedade, com um trabalho organizado em espaços e projetos de base, possui pertencimento direto ao dever relacionado ao crer, que estabelece como fundamentos centrais, a ética, o amor e o respeito. Nesta essência encontramos uma prática vinculada a uma ação em favor da dimensão da vida, ao cuidado da Oikos, da casa comum. 
           
            Considerando que é possível agir, o seminário traçou metas e agenda de compromisso para atuação no contexto local, por meio da incidência pública, a partir de mobilizações com a comunidade. A REJU esteve pautada, como articuladora junto a UNIPOP, convidando aos participantes a se sentirem protagonistas desta trajetória ecumênica.

               O potencial da juventude paraense é grande. O que se enfatiza para esta juventude em especial, é que, saibam que não estão sozinhos. Agindo como Rede de outros recantos deste País, estamos com vocês, no apoio, suporte. Somos parceiros das iniciativas traçadas!
           
                             Há muita motivação em Belém. Que o Brasil os aguarde. J

 Edoarda S. Scherer/Facilitadora REJU Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário