quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ampliando redes: parcerias entre REJU e FUMEC




No dia 27 de agosto de 2011, sábado, no Mutirão Ecumênico: unidos em Cristo no cuidado com a criação, em São Leopoldo, encontraram-se organizações de juventude ecumênicas com o objetivo de estabelecer parcerias para as atividades realizadas no Brasil. As responsáveis pela convocatória foram: a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) e a Federação Universal de Movimentos Estudantes Cristãs(ãos) (FUMEC). Como representações: Marcelo Leites (FUMEC), Edoarda Scherer (REJU-SUL), Daniel Souza (REJU-Nacional), Darli Alves (CLAI), Daniele Peter (CAPA/IECLB), Helivete Ribeiro (MEET), Josemar Alves (CEBI-RS), Jaime Ruthmann (FLD-IECLB) e Pamela Melbratz (EST-IECLB).
Neste encontro, especificamente, buscou-se a ampliação de articulações da FUMEC no Brasil e também a ampliação de mobilizações da REJU na América Latina. Como encaminhamentos, firmamos duas parcerias: 1) A escolha da Pastoral Universitária Ecumênica (PASUNE), parte da REJU-SUL, como representante da Rede Ecumênica da Juventude na articulação junto à FUMEC, trabalhando como uma organização importante para o alargamento dos trabalhos do movimento de estudantes cristãs(ãos); 2) Parceria inicial entre FUMEC, CLAI, REJU e FLD na organização da juventude ecumênica do Brasil e América Latina rumo ao Rio +20 (2012), tendo como horizonte a realização de uma conferência juvenil no marco da Conferência dos Povos.
Este encontro retoma as conversas iniciadas entre a juventude brasileira e a juventude de outros países latino-americanos na 4ª Jornada Ecumênica, realizada em novembro de 2010. A intenção é procurar a integração de nossa “Afro-ameríndia”, com fortalecimento, ampliação de redes e trabalhos comuns na construção de uma casa realmente habitável para todas (os).

Daniel Souza
Facilitador Nacional - REJU

 Articulação REJU e FUMEC: Juventude latino-americana somando forças


No dia 28 de agosto de 2011, em São Leopoldo, com a motivação, entusiasmados, pelo Mutirão Ecumênico, jovens integrantes da REJU (Rede Ecumênica da Juventude) e FUMEC (Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos) pautaram os primeiros passos de revitalização do MEET (Movimento Ecumênico de Estudantes de Teologia).
Participaram do momento: André Kosloski; (EST); Célio Trindade (EST); Edoarda Sopelsa Scherer (REJU Sul e PASUNE – Pastoral Universitária Ecumênica); Gustavo Trapp (PASUNE); Ioseph Ioaqhuim Romero (Universidad Pedagógica Nacional de Colômbia); Helivete Ribeiro Bezena (FUMEC); Josemar Alves (CEBI/RS); Johana Marcela González Guerrero (Universidad Pedagogica Nacional Bogotá), Karla Lobos (Faculdade Facultad de Derecho Salamanca - Portugal); Paula Frein (EST).
Durante a conversa foram discutidas possíveis articulações entre a FUMEC e a REJU através de contatos e espaços acadêmicos já articulados, interessados pela proposta de somar forças e parcerias no âmbito acadêmico e estudantil, através dos representantes citados.
O conhecimento necessita de um sentido. Caso contrário, de nada vale. Assim, nos identificamos em atuar pela promoção da dignidade da pessoa e toda forma de vida. Como construtores do saber, muito mais do que a formação técnica nos dispomos ao cuidado de nossa Casa  Comum.
Edoarda S. Scherer
 Facilitadora REJU Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário