sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cines Juventudes no Rio Grande do Sul

No estado do Rio Grande do Sul través do documentário "O veneno está na mesa" foram realizados as seguintes reflexões e abordagens:


Em Lajeado, no Centro Universitário Univates:


Cine Juventude: Univates/ Foto: Fernanda S. Scherer
 O auditório do Prédio 3 da Univates esteve lotado na noite desta quinta-feira, dia 17, para a exibição do documentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler. Alunos da Univates e comunidade prestigiaram o filme, que em 50 minutos, mostra sobre o uso de agrotóxicos n Brasil.

O evento foi aberto pela coordenadora do projeto de extensão “Comunicação para Educação Ambiental” da Univates, Jane Mazzarino, que salientou sobre a importância do tema e de discutir questões que abordam agroecologia, meio ambiente e saúde. Após a exibição do filme, houve debate com a professora Jane, com o representante da ONG Ecobé, André Müller, com o representante da Articulação Agroecológica Vale do Taquari (AAVT), engenheiro agrônomo Landersom Holz e com a médica representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Adriana Skamvetsakis. A iniciativa contou com o apoio da Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), da ONG Ecobé, da Articulação Agroecológica Vale do Taquari (AAVT), do projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental e do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates. 

Saiba mais

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo e o documentário alerta sobre seu uso indiscriminado na agricultura brasileira. Esses agentes químicos são fornecidos por empresas como BASF, Bayer, Dupont e Monsanto, entre outras. Muitos dos pesticidas produzidos por essas empresas foram banidos em vários países de todos os continentes, mas no Brasil continuam em uso – inclusive pelos pequenos agricultores, que são obrigados a utilizar sementes transgênicas e agrotóxicos para conseguir créditos nos bancos.

Texto: Ana Paula Vieira Labres 

Fonte: http://www.univates.br//noticias/8977-documentario-o-veneno-esta-na-mesa-alerta-sobre-o-uso-de-agrotoxicos-na-agricultura-brasileira.


Em Estrela, no Instituto Estadual Estrela da Manhã, IEEEM:


Cine Juventude IEEEM/ Foto: Fernanda S. Scherer
    No dia 13 de junho cerca de 50 estudantes das turmas de 3º Magistério participaram do debate motivado pelo engenheiro agrônomo Landersom Holz, representante do CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor) e pela representação da REJU SUL através da Edoarda S. Scherer. Dentre as constatações, alertaram que somente através da educação e acesso a informação é possível criar uma visão crítica a partir das problemáticas que envolve o uso de agrotóxicos, conforme relatam:

"Mesmo sendo vítimas do interesse econômico, que visa, o lucro a partir da produção de alimentos em larga escala, é possível rever os métodos, quanto reconhecemos as consequências e impactos no meio ambiente com o uso dos "defensivos". É na Escola e com a Educação, podemos pensar em alternativas que possam mudar a forma com que pensamos sobre este assunto e com isto, a nossa realidade". 

Em São Leopoldo, com estudantes da Escola Superior de Teologia (EST):

Na véspera da Cúpula dos Povos, no dia 14 de junho, acadêmicos,  integrantes da REJU Sul, refletiram sobre o debate proposto!

                                  
                                                Estudantes da EST. Organizadores do Cine Juventude em São Leopoldo.













Em Arroio do Meio, no Presídio Estadual, através do Projeto de Jovens Reeducandos:
     

  Apartir da representação de Eduardo Francisco da Silva, Administrador do Presídio Estadual de Arroio do Meio (foto) foi possível a REJU compartilhar das reflexões coordenadas em aulas no contexto do cárcere, que integram o projeto federal Cine Brasil.    A partir da divulgação da REJU foram constatadas iniciativas, já consolidadas que podem melhorar a dignidade de vida no contexto prisional e servir como referência à outras casas prisionais no Estado.


Os Cines Juventudes Evidenciam que a partir da motivação local é possível modificar a realidade através da partilha e articulação em Rede.Ao somar as ações específicas em cada município e estado percebemos que o Cine Juventude mobilizou juventudes de todo o Brasil, que expuseram críticas e  sugestões frente as problemáticas que repercutem a sua visão de mundo e qualidade de vida.

Parabéns as juventude que acreditam em um mundo possível e necessário!

Edoarda S. Scherer

Facilitadora REJU RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário