sexta-feira, 29 de junho de 2012

Enfim, REJU SUL na RIO+20, Cúpula dos Povos


Representamos a REJU Sul (Rede Ecumênica da Juventude Sul) junto a PASUNE, (Pastoral Universitária Ecumênica), PPL (Pastoral Popular Lutarana) e a FUMEC – MEC Brasil, (Fundação Universal dos Estudantes Cristãos), lá integramos a Caravana da Juventude Ecumênica, inserida na Cúpula dos Povos, no espaço da Coalização Ecumênica -Religiões por Direitos, que reuniu Cristãos, Indígenas, Quilombolas, Hare Krishnas, e demais entidades e organizações que trabalham por uma perspectiva ecumênica. Desenvolvemos atividades junto a jovens da América Latina, América do Norte e representações de todas as regiões do Brasil.
Participantes REJU Sul

Tivemos atividades específicas nas Tendas organizadas no Aterro do Flamengo e nas Plenárias de Convergência. A síntese destas planárias foi o que formou o documento oficial da Cúpula dos Povos.
Planária de Convergências: Direitos e Justiça Socioambiental


Participamos da Marcha da Cúpula dos Povos, no dia da Ação Global que reuniu todos os movimentos ali organizados.

Marcha da Cúpula dos Povos: Ação Global
Os representantes da PASUNE, Edoarda e Joaquin, foram coautores do livro lançado pela REJU na Cúpula: “Juventudes e Justiça Socioambiental: perspectivas Ecumênicas”.
 Livro: Juventude e Justiça Socioambiental: perspectivas ecumênicas
Também, realizamos atividades autossugestionadas e paralelas, conforme, segue:
Exibição do vídeo, “Cine juventude 2012”,  resultado da síntese dos debates, organizados a partir do Cine juventude na região do Vale do Taquari, realizados nas cidades de Estrela, Lajeado e Arroio do Meio.
Participação da Amostra Fotográfica organizada pela FUMEC, com jovens de toda América Latina, retratando a problemática da água em distintos países onde a região do Vale do Taquari representou o Brasil, através da fotografia de Ana Paula Weber, onde a jovem Inauã relatou nosso contexto. 
Inauã representou o Brasil na Amostra Fotográfica da FUMEC
A Cúpula dos Povos representou um espaço de diálogo e participação com a diversidade de pessoas e causas que por justiça e paz. 
Estes espaços possibilitam a compreensão  de distinta sociedades, culturas e etnias.  É um aprender prático, através das discussões, da convivência com o respeito com outro, o que engrandece a compreensão de mundo de todos os participantes envolvidos.
Caravana da Juventude Ecumênica - Cúpula dos Povos, Rio +20
Edoarda S. Scherer
REJU Sul (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário