segunda-feira, 24 de março de 2014

REJU no Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa


Durante os dias 18 a 19, em Brasília, DF, a REJU, ocorreu a nomeação e reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) dos 20 membros titulares e suplentes. A REJU foi representada por Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul), membro suplente.
A reunião pautou as Ações Programáticas do PNDH-3 (terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos), partilhou e refletiu sobre o panorama da diversidade religiosa no Brasil na perspectiva dos Direitos Humanos, conforme o contexto de incidência dos integrantes.
Além disto foram enaltecidos os principais desafios deste espaço político, constantes na portaria nº 18, de 20 de janeiro de 2014 que intui: promover o reconhecimento da diversidade religiosa do país e defender o direito à liberdade de crença e convicção; auxiliar e propor iniciativas, ações e políticas de enfrentamento à intolerância por motivo de crença ou convicção; contribuir no estabelecimento de estratégias de respeito à diversidade e à liberdade religiosa e do direito de não ter religião, da laicidade do estado e do enfrentamento à intolerância religiosa.

O Comitê conta com reconhecidas pessoas do movimento ecumênico no Brasil, como Romi Bencke (CONIC/ FEACT Brasil) e André Musskopf (Núcleo de Gênero, EST /IECLB). Destaca-se a diversidade dos seus integrantes, formado por pessoas de atuações do campo não só religioso, como, também, estudiosos, formadores, gestores políticos e representações variadas de segmentos religiosos que já possuem em sua caminhada a experiência do diálogo e respeito.


Edoarda S. Scherer

Saiba mais: publicação no Diário Oficial da União (31 de janeiro de 2014) – Imprensa Nacional: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jspjornal=1&pagina=3&data=31%2F01%2F2014

2 comentários:

  1. caros amigos, gostaria que me orientassem em como posso proceder quanto a texto que está sendo veiculado via facebook, por uma senhora chamada Dayhendya ALVES? como Umbandista séria, responsável, e comprometida com minha fé, fiquei estarrecida com o texto abaixo que incita a segregação religiosas
    :Dayhendya Alves
    15 de abril · Editado


    NÃO ASSISTA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs... Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um "TERREIRO" e que o nomes dos personagens são de "UMBANDA" veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo ,A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns... Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!

    ResponderExcluir
  2. Também estou pasma com esse comentário.... Chega de intolerancia religiosa....

    ResponderExcluir