sexta-feira, 25 de abril de 2014

REJU Sul integra organização da Semana Internacional das Humanidades "Direitos Humanos: práticas e desafios"

Com o objetivo de contribuir para uma visão crítica da atualidade com diferentes abordagens sobre Direitos Humanos, a Univates realiza, de 7 a 11 de abril, a Semana Internacional das Humanidades. A programação ocorrerá no turno da noite e será aberta no dia 7, no auditório do Prédio 7, com o evento “Memória, Justiça e Verdade”, que contará com a participação do representante Civil da Comissão da Verdade, Anivaldo Padilha – preso político na época da Ditadura no Brasil que viveu exilado por 13 anos e foi um dos fundadores da organização não governamental Koinonia Presença Ecumênica e Serviço.
O evento contará ainda com uma palestrante internacional, a presidente da Federación Universal de Movimientos Estudantiles Cristianos (Fumec) América Latina e Caribe – Cuba, Sarahi Garcia Gomez. Formada em Psicologia e Teologia, Sarahi irá proferir a palestra “Cuba: um outro olhar sobre os direitos humanos”. De acordo com umas das coordenadoras do evento, professora Maribel Girelli, os participantes poderão conhecer, a partir das temáticas abordadas, as diversidades sociais, políticas e culturais existentes e os diferentes processos de transformações da sociedade contemporânea.
Outros temas que serão abordados no evento são os Direitos Humanos nas perspectivas do universalismo e do culturalismo; a defesa de territórios e a relação com garantias de direitos; e a maioridade penal. As atividades serão oferecidas para os alunos matriculados nas disciplinas Temas Contemporâneos, Filosofia e Ética, Teoria da Política e do Estado, Sociologia e Antropologia, Sociologia nas Organizações, Sociologia Aplicada ao Direito, Sociologia da Saúde e outras que compõem a Área das Humanidades, além de todas as disciplinas do curso de História.
Além dos estudantes matriculados nas disciplinas de Humanidades, serão disponibilizadas 440 vagas para acadêmicos de outros cursos. As inscrições poderão ser feitas, em breve, pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5348.

Texto: Nicole Morás (10/02/2014)
Título adaptado.
Fonte: https://www.univates.br/noticias/12864-direitos-humanos-serao-abordados-na-semana-internacional-das-humanidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário