quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ciclo de Paletras: Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates


"Doutrina Espírita uma Religião Natural"



                               






A Univates realizou, na noite da quarta-feira, dia 26 (junho), no auditório do Prédio 3, a palestra gratuita “Doutrina Espírita - uma religião natural”, ministrada pela mestre em literatura brasileira Rosângela Soldatelli. A atividade integrou o ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”, que tem o objetivo de conhecer a trajetória histórica das religiões e crenças, dialogar a respeito da contribuição para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias.





A palestrante iniciou sua explanação apresentando um breve relato sobre a história do Espiritismo que, conforme ela, pode ser entendido como ciência, filosofia e religião. Conforme Rosângela, a religiosidade tem ajudado muitas pessoas a superarem os desafios impostos pela vida. "Muitas respostas estão no plano espiritual", comentou, acrescentando que conforme a Doutrina Espírita, somos espíritos imortais. "Uma vida é muito pouco para conquistarmos nossa lapidação moral e realizarmos nosso processo de evolução maior. Lutando para sermos melhor, estamos vivendo nossa religiosidade", defendeu a palestrante.






Ciclo de palestras prossegue no segundo semestre

A próxima palestra será no 26 de agosto, às 19h15min, no auditório do Prédio 11, com o tema “Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”, ministrada pelo mestre em Educação Comunitária Cláudio Becker. Em setembro, no dia 24, o tema debatido será “Igreja Episcopal Anglicana do Brasil”, com a presença do bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Francisco de Assis da Silva.

Já o tema “Religiões de Matriz Africana” está programado para ser debatido no dia 28 de outubro com babalorixá filho de Ogum Dejair Roberto Haubert e pela mestre em Teologia, Religião e Educação Selenir Gonçalves Kronbauer. E, no dia 12 de novembro, o assunto “Inter-religiosidade” será ministrado pelo facilitador nacional da Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Daniel Souza.

Todas as palestras são gratuitas e abertas à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5861, ou no site www.univates.br/debate-ecumenico.

Texto: Tamara Bischoff 




Nenhum comentário:

Postar um comentário