quinta-feira, 11 de julho de 2013

Documentário “Ouro Azul” proporciona debate sobre recursos hídricos

Ana Paula Vieira LabresInstigadas em conhecer os interesses e conflitos existentes em torno da água, dialogar sobre o direito humano de acesso ao bem natural e o impacto desta problemática, contada no documentário “Ouro Azul”, cerca de 100 pessoas participaram de videodebate realizado nesta quinta-feira, dia 6 de junho. A atividade ocorreu no Centro Universitário Univates, em Lajeado, sendo que o público foi formado por acadêmicos da instituição e pela comunidade. 


Após a exibição do filme, os presentes expuseram suas opiniões e dúvidas acerca da situação dos recursos hídricos, principalmente em âmbito local. O consenso é de que é preciso mais ação por parte da população e dos legisladores para que o problema seja amenizado. O bate-papo foi conduzido pelas professoras Jane Mazzarino e Luciana Turatti. “O entendimento de que a água é vital, perpassa gerações. Talvez não temos ainda nos dado conta de quão importante ela é”, destaca Luciana.  
Gestão e políticas públicas, participação da sociedade em discussões, acesso a informações, privatização da água e conscientização foram alguns dos assuntos manifestados pelos participantes. 
Para a docente Jane, é necessário que a educação ambiental, aclamada por muitos como solução para os problemas ambientais, também ocorra por meio de uma consciência política e social. “As pessoas precisam desenvolver um espírito mais crítico e radical. Devem buscar informações e cobrar atenção dos governos”, avalia. De acordo com ela, é importante que o cidadão expanda sua visão para além do contexto doméstico. Isso significa buscar conhecer aspectos globais, políticos e econômicos que afetam o sistema vigente de uso e distribuição dos recursos hídricos.  
A programação foi realizada conjuntamente pelo grupo de pesquisa "Práticas Ambientais e Redes Sociais", vinculado ao projeto de extensão "Comunicação para Educação Ambiental" da Univates, e Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune). Aliás, através deste movimento, a atividade ocorrida na Univates ganha abrangência em todo o Brasil e também internacional, em razão das parcerias da Pasune com a Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e Fundação Universal dos Estudantes Cristãos – América Latina e Caribe (Fumec-ALC).


Um pouco mais sobre “Ouro Azul”

Vencedor de seis festivais internacionais, o documentário é baseado no livro homônimo, de Maude Barlow e Tony Clark. Ilustra os riscos acarretados pela falta de água potável e suas aplicações. Aponta a manipulação e corrupção por parte dos governos, administrações locais e das corporações multinacionais como responsáveis pela crise da água. O filme mostra ainda modelos de privatização em países pobres, esquemas de dessalinização e exportação de grandes quantidades de água, entre outros elementos.

Texto: Camila Pires, integrante da PASUNE, REJU Sul
Fotos: Ana Paula Vieira Labres 



Nenhum comentário:

Postar um comentário