segunda-feira, 14 de julho de 2014

REJU participa de reunião sobre a Política Nacional de Participação Social

No dia 18 de junho as juventudes articuladas nos movimentos sociais, sociedade civil, jornalistas e blogueiros, foram convidados para participar da reunião com o Ministro da Secretaria - Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto em Brasília, DF, para aprofundar o debate sobre a participação social.



Foram debatidas questões específicas sobre o Decreto nº 8243/14 e compartilhadas perspectivas e considerações das juventudes presentes. Um momento de escuta e partilha da temática da Política Nacional de Participação Social.

No diálogo, a REJU enfatiza que mesmo que não haja uma novidade no Decreto nº 8243/14, ele legitima a história e as próprias demandas dos movimentos sociais e isso afronta vários setores conservadores da sociedade, que criminalizam e negam a história e a luta dos movimentos sociais. Ao Estado cabe institucionalizar os caminhos que efetivam a participação democrática, já consolidada na Constituição de 1988.

Junto com a REJU se encontravam ativistas do Levante Popular da Juventude, MST, PJ, CUT, Movimento Negro, Juventude Rural, UNE, entre outros. Ainda, houve uma breve avaliação em relação à Copa do Mundo de 2014 e encaminhamentos que priorizam a continuidade do debate da participação social e esclarecimentos do Decreto nº 8243/14, junto à sociedade e Estado.

Íntegra do       debate: http://participatorio.juventude.gov.br/videos/view/228924/dialogo-dos-movimentos-de-juventude-com-o-ministro-gilberto-carvalho-pnps#video-frame


Edoarda S. Scherer - Facilitadora REJU Sul - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário