segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você faz parte dessa rede! Processo de escolha da nova facilitação regional da REJU-RS


Participe: https://docs.google.com/forms/d/1UJuSuTd-nd7-1OyV3VipG3UbHXYjrTxYFwqYjJlyk/viewform

A partir da dinâmica da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), construída por um tripé ecumênico: unidade intrarreligiosa, unidade inter-religiosa e unidade na luta pela justiça; pela horizontalidade, com foco na participação pessoal, para além da representação institucional, a REJU RS, abre o processo de mudança da facilitação regional, após três anos da indicação da integrante Edoarda S. Scherer, que assume em agosto a facilitação Nacional.

A REJU RS é construída de maneira conjunta, com os sonhos e a coragem de cada pessoa que a vivencia. Articulada no Estado a partir de 2007, proposta na I Jornada Ecumênica Sul, em Joinville- SC, a REJU RS articula-se com mobilizações locais, de juventude de distintas experiências de fé e centros acadêmicos, promovendo o diálogo em diferentes esferas, sociais, políticas e religiosas, fortalecendo e partilhando experiências para a garantia dos direitos das juventudes. Além disto, contribuí com a REJU Sul, junto a articulação dos estados do PR e SC participando de mobilizações regionais e nacionais do próprio movimento ecumênico.

Este processo contempla quatro momentos:
1º a composição de um Grupo de Trabalho para acompanhar e encaminhar o processo, definido a partir de referências e lideranças atuais da REJU RS. O GT tem a tarefa de acolher as sugestões enviadas pel@s integrantes da rede, bem como de colaborar na transição e em outros encaminhamentos do processo de escolha da nova facilitação nacional;

2º o lançamento do processo de indicação. Para isto, foram elaborados critérios que orientaram a escolha;

3º escolha d@s facilitador@s, que se dará por consenso no Grupo de Trabalho, a partir das indicações e da análise da caminhada da rede e do perfil esperado;

4º a transição para a nova facilitação regional.

Qual o cronograma?
a) 14/07 a 28/07: indicações dos nomes para os novos facilitadores regionais;
b) Julho/Agosto: escolha e transição da nova facilitação;
c) Agosto de 2014: posse da nova facilitação regional .

Quem compõe o Grupo de Trabalho? 

Integrantes da REJU Sul - RS: Karen D. Pires; Emanuele S. Scherer; Gustavo Trapp; Jaiane Seulim Kroth  e Edoarda S. Scherer.

Como ocorrerá a indicação?

Atendendo a realidade da regional do RS, poderá ser escolhido duas referências para assumir o trabalho da REJU RS. Assim, cada participante da REJU RS pode indicar, a partir dos critérios apresentados, duas pessoas integrantes da rede (REJU RS) para a nova facilitação regional. Após o recebimento de todas as sugestões, o Grupo de Trabalho dialogará com as pessoas indicadas e chegará a um consenso.   Também conteremos com o apoio e sugestões do  facilitador nacional da REJU.

Para a organização deste importante momento da rede, consideramos a dinâmica proposta pelo GT de transição Nacional:

A) Qual a função d@s facilitador@s regionais?

A facilitação regional mantém o diálogo com movimentos ecumênicos e sociais, respeitando as particularidades de cada local e experiência sem perder de vista os objetivos e metodologias comuns da rede. Além disso, será o papel dessa facilitação responder e representar a Rede junto a organizações quando necessário, como em caso de projetos contemplados em editais e no acompanhamento desses projetos a nível regional.

B) O que se espera d@s Facilitador@s Regionais?

Caminhada na REJU: afinidade com os princípios da rede e atuação no enfrentamento do extermínio da juventude negra; na superação das intolerâncias religiosas e sexuais (homo-lesbo-transfobia); na promoção 
da equidade de gênero e na justiça sócio ambiental (eixos da rede em 2013-2014);

Compreensão da metodologia da REJU RS: construção coletiva dos saberes, horizontalidade, autogestão e sistematização das ações;

Disponibilidade para os trabalhos da REJU RS: capacidade de representação da rede em diferentes espaços de incidência política no diálogo com os movimentos sociais e o movimento ecumênico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário