segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você faz parte dessa rede! Processo de escolha da nova facilitação nacional da REJU




A Rede Ecumênica da Juventude (REJU), uma articulação de jovens com distintas vivências de espiritualidade na luta por direitos, se organiza desde 2007. Como foi sinalizado na Campanha #REJU5anos (2012), estamos construindo um “espaço onde falamos não de coisas, estruturas ou pesos institucionais. Mas falamos de pessoas, construímos relacionamentos que dão poder, resistem e transformam”. Estes relacionamentos e encontros nos colocam nos caminhos da justiça e na construção de uma casa-comum para além das desigualdades, como a pobreza, o machismo, a homo-lesbo-transfobia, o racismo e as distintas intolerâncias, como a religiosa. 
Neste movimento, a REJU se articula em 13 estados nas cinco regiões do país, com mobilizações locais, criando, fortalecendo e partilhando experiências para a garantia dos direitos das juventudes. Além disto, a rede participa de mobilizações nacionais do próprio movimento ecumênico, como o Fórum Ecumênico ACT Brasil; e de outros movimentos, como a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira; e de conselhos de direitos, como o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). 
A construção da rede é orientada: i) por um tripé ecumênico: unidade intrarreligiosa, unidade inter-religiosa e unidade na luta pela justiça; ii) pela horizontalidade, com foco na participação pessoal, para além da representação institucional. A rede é construída de maneira conjunta, com os sonhos e a coragem de cada pessoa que a vivencia. Com essa perspectiva, a REJU abre o processo de mudança da facilitação nacional, após três anos da escolha de Daniel Souza, integrante da REJU-SP. 

Saiba mais e participe: http://redeecumenicadajuventude.org.br/noticias-conteudo.asp?cod=1663

Nenhum comentário:

Postar um comentário