segunda-feira, 14 de julho de 2014

REJU-Sul comprometida com a memória do país

No sábado do dia 31 de maio, mais de 80 pessoas estiveram reunidas, em Porto Alegre, para dialogar sobre a temática: “Ditadura: Memória e Compromisso” no seminário promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O objetivo do encontro se ateve à lembrança do papel dos cristãos no processo de anistia política e na reconstrução democrática do Brasil no período de 1964 a 1988.
Durante a manhã contou-se com a participação de testemunhas que vivenciaram a ditadura, relatando sua dor, desrespeito e a sonegação dos direitos do ser humano presenciados no período.
Além dos testemunhos, estiveram presentes, Olívio Dutra, ex-governador do RS e André Kosloski, representante da REJU-Sul, que dialogaram sobre os resquícios da ditadura militar e os desafios atuais da democracia brasileira.




A REJU Sul trouxe como pauta a necessidade de gerar discussão entre as juventudes para a construção do protagonismo entre os jovens. Contemplando os espaços religiosos, políticos e sociais, podendo encontrar no ecumenismo uma fonte de esperança. Completando a fala do ex-governador, destacou-se a importância no engajamento político dos grupos e das redes para a construção de um processo democrático mais equitativo. Com os diferentes setores da sociedade representados, poderá se construir uma sociedade mais democrática e participativa. Em paralelo da reflexão, pontuou-se a perspectiva de uma reforma política em nosso país.
A partir deste encontro, foi possível analisar o processo político de um passado recente, em vistas de melhorias, para a construção de uma sociedade mais participativa.

O encontro foi encerrado com uma mística dirigida pelo CEBI. É a partir da celebração e da vivência de uma fé engajada com a realidade, que está à possibilidade de celebrar a resistência e a esperança pela redemocratização do Brasil.


André Kosloski
REJU- Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário