quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ações de consolidação do MEC Brasil

          
Durante o encontro Nacional da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), foi realizada em Salvador, Bahia, durante os dias 5 a 8 de dezembro foi realizada uma oficina com os contatos de MEC no Brasil, com apoio da FUMEC ALC – Fundação Universal dos Estudantes Cristãos.

      O trabalho no Brasil em 2013 possui como eixo central de trabalho juventude e Justiça Socioambiental, ações destacaram-se:





  • Energia Solar para um mundo melhor: parceria com o Centro de Ciências Humanas e Jurídicas da Univates, com apoio das professoras Jane Mazarino e Luciana Turati, a Pasune realizou a palestra “Energia Solar para um Mundo Melhor“ dando continuidade a temática da justiça socioambiental. O evento foi proferido pelo engenheiro elétrico e professor Luis Maccarini.


Foto: Tuane Eggers 

  • Documentário Ouro Azul: com a parceria de Práticas Ambientais e Redes Sociais", vinculado ao projeto de extensão "Comunicação para Educação Ambiental" da Univates, ocorreu no dia 06 de junho a apresentação do documentário “Ouro Azul: A guerra Mundial pela Água”, realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films.


Foto: Ana Paula Vieira Labres

  • “Eu faço” iniciativas de mobilização Social: ocorreu no dia 26 de setembro, no Centro Universitário Univates. A atividade contou com a presença de pessoas da comunidade, que relataram suas ações para um melhor convívio da sociedade e respeito ao meio ambiente.

Foto Ronaldo Ely Rempel

            No momento de conversa, em Salvador, se definiu junto aos integrantes da REJU que a região Sul, no Estado do Rio Grande do Sul mediante articulação da PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica) continua sendo responsável pela articulação da FUMEC ALC no país, proposta e desafio assumido desde 2011 no Mutirão Ecumênico realizado em São Leopoldo (RS). Como perspectiva pontua-se que ainda necessitam ser esclarecida a caminhada da FUMEC no Brasil e na América Latina, para que novos contatos integrem o trabalho desenvolvido no país.

Edoarda S. Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário