quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ciclo de palestras Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates

Superando divisões: um diálogo sobre ecumenismo e a busca pela justiça





Foi coroado de sucesso o encerramento do ciclo de palestras “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”. A iniciativa, inédita em âmbito acadêmico no Vale do Taquari, foi realizada no decorrer deste ano pela Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e pelo Centro Universitário Univates, de Lajeado. No dia 12 de novembro ocorreu a última palestra das sete programadas. A atividade, que teve como tema inter-religiosidade, foi realizada na Univates e contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre pertencentes a diferentes religiões e crenças, estudantes e comunidade em geral.

O assunto foi explanado pelo mestre em Ciências da Religião, Daniel Souza. Ele norteou sua fala em cinco pontos: o que é religião, panorama religioso do Brasil, ecumenismo, experiências e Estado laico. Daniel argumenta que todas as religiões têm um sentido existencial e influenciam no modo de viver das pessoas. Para ele, a realidade brasileira é mais diversa no âmbito de crenças e religiões do que apontam as estatísticas oficiais.  Ele citou a pesquisa Sonho Brasileiro, que mostra que 77% dos jovens se sentem livres para experimentar outras religiões, 60% querem resignificar suas igrejas e que há um aumento dos “sem religião” no Brasil.

Mesmo com esse indicativo de dinamismo entre os jovens, quando o assunto é religião a intolerância ainda é um desafio a ser superado. “Há muita intolerância religiosa no Brasil, pessoas que não conseguem viver com outras, porque são de outras religiões. Quando a sua fé passa a ser violenta e a negar a expressão do outro, isso é intolerância”, destacou Souza. Quando ao Estado laico, o palestrante destaca que ele deve garantir a liberdade religiosa e não se posicionar ou privilegiar denominações específicas.

O ecumenismo é um movimento surgido em 1910 e que propõem somar as diferenças, a fim de tornar o mundo mais justo e fraterno, ou seja, “Oikoumene - A Casa de todas as gentes”. O palestrante falou sobre as dimensões desta ideologia, a qual está alicerçada na unidade intrarreligiosa, inter-religiosidade e luta pela justiça.

Projeto bem-sucedido


Para a coordenadora da Pasune, Edoarda Scherer, todos os objetivos do ciclo foram atingidos de forma satisfatória graças á união de forças entre a Pastoral e a Univates. Através dos sete encontros, os participantes puderam conhecer a trajetória histórica de cinco religiões e crenças com maior influência no Vale do Taquari, dialogar a respeito da contribuição delas para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias. As palestras tiveram como temas religião, catolicismo, Doutrina Espírita, Igreja Luterana, Igreja Anglicana, religiões de Matriz Africana e inter-religiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário