quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sulão VII / Mutirão Ecumênico 2013 "Juventudes: tolerância e solidariedade em mundo plulralista"

“Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões” (Joel 3.1).



Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2013, pessoas de diversos cantos e lugares dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, se encontraram em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba (PR), para a realização do Mutirão Ecumênico – Sulão VII. Eram filhas e filhos que assumiram a profecia como um espaço comum de atuação, transformação e sinal de uma vivência fé; eram velhas e velhos que não abandonaram a capacidade de sonhar e buscar outros mundos possíveis; eram jovens visionárias e visionários, marcad@s pela capacidade de ver além dos lugares estabelecidos, desejando uma casa-comum realmente justa, sustentável e habitável por todas as pessoas. Gentes que fizeram do caminho em mutirão um sinal da utopia de um mundo que supere os escândalos da divisão, estruturantes de nossa sociedade; que fizeram do encontro de diferenças o espaço criativo, renovador e impulsionador de outros rumos para a nossa espiritualidade; gentes de distintas comunidades de fé, irmanad@s no vento do Espírito, fôlego de vida, que envolve a todas as pessoas em profunda liberdade.

Para Lucas de Francesco, integrante da REJU SP “a presença da REJU no MUTIRÃO ECUMÊNICO foi profética! Apresentamos uma nova visão de ecumenismo. Não podemos falar que fazemos ecumenismo, que é a vivência na "casa comum" e excluímos irmãos e irmãs de outras religiões. A casa comum sempre deve acolher todo mundo. A casa comum não pode ser excludente. Além disso, fizemos muitos novos "pontos" para a nossa linda rede. A rede cresce a cada dia mais. O MUTIRÃO ECUMÊNICO foi uma verdadeira partilha de fé, de transcendência, de sagrado”.


O caminho traçado articulou em três passos metodológicos: os olhares sobre a realidade, em suas diversas óticas; a análise e iluminação do cotidiano a partir das leituras e perspectivas bíblicas; e o estabelecimento de caminhos para a vivência ecumênica, sinais de diálogo, partilha solidária e a utopia de que a “paz e a justiça se beijarão”. 

Confira a Carta na íntegra:  http://www.conic.org.br/cms/noticias/562-sulao-vii-mutirao-ecumenico-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário