quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

REJU integra primeira iniciativa do Comitê de Promoção à Diversidade Religiosa no Fórum Social Temático

Edoarda Scherer

Durante a programação oficial do Fórum Social Temático (FST), no dia 24 de janeiro de 2014, no Memorial do RS, POA, realizou-se o Seminário "Laicidade do Estado, Direitos Civis e Democracia".
A mesa foi composta pela, bióloga Marcia Mocellin Raymundo, pelo advogado Renan Bulsing dos Santos, pela facilitadora da REJU Sul –RS, integrante do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, Edoarda S. Scherer, pela representante da coordenação-geral da política dos direitos LGBT (SDH/PR), Symmy Larrat, e pela teóloga Kathlen Luana de Oliveira. O momento foi mediado pela Assessora da Política de Diversidade Religiosa (SDH/PR) Marga Janete Ströher.
No debate, ressaltou-se as problemáticas enfrentadas em relação à intolerância religiosa no Brasil, nas esferas da saúde, da educação e do campo social e religioso. Destacaram-se as iniciativas do movimento ecumênico, em particular da juventude, e do movimento LGBT que vem articulando, em suas pautas, ações que visem a superação de intolerâncias históricas no cenário brasileiro. Ainda, foram pontuadas indagações a respeito do Ensino religioso e posicionamentos acerca da teologia.
Para as juventudes é essencial o trabalho em redes e integração de diferentes contextos que visem um diálogo para a superação das intolerâncias. Motivados pela utopia da casa comum, a promoção de políticas públicas concretizam a busca pela justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário