quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jovens Lançam Carta em Congresso Missionário


 

Durante os dias 28 a 30 de julho, os jovens de várias religiões e grupos, entre eles, a REJU SUL, reuniram-se no Congresso Missionário da Juventude , onde puderam
 aprofundar em estudos e discussões, acerca dos trabalhos com missão jovem e a Campanha contra Violência.
Ao final do congresso, foi publicada a Carta Aberta às Juventudes
Carta Aberta às Juventudes 
Nós, Pastoral da Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul, desejamos formar jovens protagonistas, eclesial e socialmente, para a transformação das realidades de desigualdade e injustiça. Acreditamos que a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja, comprometida com o Reino e com uma nova sociedade. 
É da indignação frente a essas realidades que surge o ardor missionário e o desejo de transformação. Por isso:

Nos  indignamos com a violência e extermínio das juventudes, que impossibilita a vida plena e digna de tantos e tantas jovens. 

Nos indignamos com as opressões sofridas e exercidas nas relações interpessoais, em  especial nas de raça e gênero. 

Nos indignamos com o não reconhecimento dos jovens como sujeitos sociais, capazes de optar e exercer sua cidadania, de forma plena e autônoma. 

Sonhamos com a juventude produtora de uma nova cultura e uma nova arte, se apropriando de espaços, como a Casa Jesus Maria José, que acolheu esse importante momento, para que sejam sinais de nossa ousadia e protagonismo.  

Sonhamos com a Civilização do Amor, lugar de acolhida e cuidado, respeito à vida e valorização de cada ser humano como portador de uma irrenunciável identidade moral. 

Sonhamos com uma sociedade de relações igualitárias e respeito as diversidades. Onde todos/as assumam uma opção afetiva e efetiva pelos/as empobrecidos/as e pelos/as jovens, à luz das reflexões da Igreja Latino Americana, de Medellín a Aparecida.

Como juventude que se indigna e sonha, que denuncia e anuncia, encerramos o 1º Congresso Missionário de Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul com a teimosa esperança-ativa, que desinstala e impulsiona para a missão. Motivados pela certeza de que a cruz, assim como nossas indignações e sonhos, é caminho de liberdade, pão e paz para todos e todas. 





Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens 
Comitê Estadual - Rio Grande do Sul
Blog Estadual:
www.juventudecontraviolencia.blogspot.com
Site Nacional: www.juventudeemmarcha.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário